Na postagem http://poetadasaguasdoces.blogspot.com.br/2011/12/como-virei-projeto-em-valinhos.html, abordei a surpresa que me aprontaram os alunos da Escola Municipal de Ensino Básico Horácio Salles da Cunha, situada no bairro São Bento, em Valinhos-SP. Daí que resolvi retribuir a deferência que me prestaram, enviando para cada um deles um exemplar com dedicatória de “Para Não Dizerem Que Eu Passei em Brancas Nuvens”. Recebidos ditos exemplares, foi-me informado pela Profª. Clarice Villac, uma das coordenadoras do referido projeto, que se decidira fazer a entrega dos mesmos no reinício das aulas do corrente ano.
*******************************************************************************************************
Diante do exposto, ofereci-me para estar presente no dia em que fossem passados às mãos dos alunos tais volumes, correndo por minha conta as despesas de transporte e hospedagem. Assim me coloquei à disposição da Escola no dia 6 de março, terça-feira, reservando passagens aéreas da Azul de ida para a tarde de 5 e regresso na manhã de 7 deste mês, bem como tratei da minha estadia no Golden Park Hotel, situado no Distrito Industrial de Campinas-SP, de clientela tipicamente empresarial, porém, o mais próximo do Aeroporto de Viracopos. Para ir a Valinhos, foi-me disponibilizada condução a cargo da Escola.
*******************************************************************************************************
Na data aprazada, a Profª. Clarice e o coordenador pedagógico da Escola, Prof. Wilson Vicente, me procuraram pela manhã no Hotel para me conduzir até a cidade de Valinhos, que faz parte da região metropolitana de Campinas. Depois de uma rápida apresentação das dependências da EMEB Horácio Salles da Cunha, em companhia da secretária desse estabelecimento de ensino, Dª. Edmara Gonçalves Di Gaspari, fomos almoçar no restaurante Arizona, do bairro São Bento. Logo em seguida, retornamos ao colégio, onde nos aguardavam alunos e professores do turno da tarde, convocados para participar no auditório da interatividade com este modesto escriba.
*******************************************************************************************************
Com a presença dos professores Leila Rangel (Artes), Sandra Fachineti (Ciências), Francislaine Lima de Oliveira (Português), Lindalva Ribeiro (Inglês), Gizele Bermudes (Geografia) e Gilberto Braziato (História), o diretor da Escola, Prof. Frederico Rodrigues Póvoa Leal, abriu esse nosso encontro com seu corpo discente, dizendo da finalidade dessa reunião e passando a palavra à Profª. Clarice para apresentar a detalhada postagem com os respectivos comentários em http://projetoletrasearteshoracio2011.wordpress.com/2011/12/17/projeto-jose-alberto-de-souza/ através de telão especialmente instalado no recinto, onde cada aluno participante dessa atividade fazia a leitura do seu comentário ali postado sobre o texto escolhido daquele livro de minha autoria.
*******************************************************************************************************
Após a minha fala introdutória, fui sabatinado por alguns destes alunos com perguntas bastante inteligentes e instigantes que demonstravam o interesse deles pela leitura de Para Não Dizerem que Passei em Brancas Nuvens, notadamente pelo conto “Um Compromisso para o Natal”, as quais procurei responder dentro das minhas possibilidades. Encerrada a bateria das questões abordadas, o senhor Diretor me fez entrega de um certificado de agradecimento pela contribuição de minha presença nesse encontro, com o que manifestei minha gratidão e honra pela acolhida a mim proporcionada.
*******************************************************************************************************
Durante a cerimônia, foi efetuado um precioso levantamento fotográfico da mesma, inclusive tive oportunidade de posar com todos os participantes (7º ano B) daquele projeto coordenado pelas professoras Clarice (Letras) e Leila Rangel (Artes). Ao final, mais uma surpresa: fui informado que a Direção da Escola, diante do sucesso alcançado pela iniciativa, decidiu estender aos demais alunos do turno da tarde mais uma rodada de leitura da obra, cujos trabalhos já estão chegando às minhas mãos para a devida apreciação dentro em breve. Sem dúvida, voltei bastante impressionado com as atividades desenvolvidas naquele colégio.
23 comentários:
Cumprimentos, Souza.
É isso aí, vais alcançando notoriedade além Mampituba!
Abraços
Cabeda
Dá-lhe, Souza!
A gente nunca sabe onde o vento nos leva, não é mesmo?
Parabéns!
Marcello Campos
Grande Mestre José Alberto de Souza,
A honraria é mais do que merecida e pela qual todos nós brasileiros assinamos em baixo.
Lamento que o amigo não tenha comunicado o fato com antecedência pois ficaria muito feliz em recebê-lo nas terras de Piratininga.
Forte abraço
Edemar Annuseck
São Paulo - SP
Meu caro Poeta das Águas Doces, muito me agrada essa sua atitude benfeitora, não ficando posto no pedestal da sabedoria como fazem alguns, ir ao encontro daqueles que alçam os primeiros passos e oferece-lhes um braço, um ombro de apoio é uma atitude humanista de um José Alberto de Souza, o qual eu me orgulho de ser AMIGO! Um abraço. ( Raimundo Candido)
Parabens, José Alberto.
Agora o teu nome corre mundo.
Em breve estarás visitando outras cidades.
Com especial abraço. Hunder
Ficamos muito orgulhosos da tua obra pai!
Parabens
Gilberto
PARABÉNS QUERIDO AMIGO E POETA...
FICAMOS ORGULHOSOS DE TÊ-LO COMO AMIGO!!
Êta guri que deu bom!
Fazendo sucesso além fronteiras.
Mereces, meu caro. Parabéns.
Grande abraço.
Marco
Parabéns!!! Atitudes assim é que colaboram com a grande transformação pela qual a Humanidade já está passando!
Se outros seguirem teu exemplo de preocupação com a cultura dos jovens, teremos um mundo bem melhor.
Abraços e mais uma vez meus cumprimentos.
Zilda Azevedo
Souza, grande Amigo
Parabéns, merecido!
Abraço afetuoso do
Luiz Antonio de Assis Brasil
Parabéns primo.
É muito bom ver seu trabalho reconhecido.
Bjus
Parabéns conterrâneo, isso nos engrandece.
Abraço.
Caro amigo!
Parabéns pelo trabalho reconhecido além fronteiras!
Parabéns pela homenagem da Escola e, muito mais, pela disposição, entusiasmo e dedicação, com que levou aos seus alunos tão importante e inteligente presença.
Oxalá tivéssemos muito mais escritores dispostos a esse sensível gesto para o qual os qualificativos do nosso vernáculo são poucos.
Abraço. Vilarino
Parabéns, caro poeta...
Valorizas a cultura e és valorizado por ela.
Isso vale muito.
Martium César
MEU AMIGAÇO, ZÉ ALBERTO, CRONISTA INCONFUNDÍVEL DA SOLIDARIEDADE.
SABIA QUE SERIAS RECONHECIDO, NACIONALMENTE, MAIS DIAS MENOS DIAS.
TENS O PRIVILÉGIO DE FORMAR GRANDES RODAS DE AMIGOS ESCREVENDO E FALANDO COM TUA ALMA TRANSPARENTE E CORAÇÃO DE MENINO.
TENHO MUITA HONRA EM PERTENCER A UMA DESSAS RODAS. ESPERO QUE SEJA AINDA POR LONGO TEMPO.
PARABÉNS AOS QUE SOUBERAM ENTENDER A PUREZA DE TUA SENSIBILIDADE INTERIORANA GAÚCHA.
GLÊNIO REIS
Zezinho:
Alguém já disse que os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons.
Nosso poeta das águas doces está cada vez melhor, sempre encarando e vencendo novos desafios.
Agora já podes ser considerado o poeta de todas as águas, coxilhas e vales.
Parabéns e um grande abraço deste amigo da já longínqua infância em nossa abençoada Jaguarão, de tantas saudades.
Pedro Fagundes Azevedo
Escritor José Alberto há momentos na vida que são aquela lufada de ar novo a nos recompor. Você foi até Valinhos para somar em literatura junto aos jovens. Isto esparrama uma alegria grande em nossos corações. Parabéns por tão bonita empreitada! Vale à pena a estrada quando nela nos deparamos, surpreendentemente, com homens como você e mulheres como Clarice Villac. Poxa que bom fazer parte dessa turma de vocês! Sou uma privilegiada. Beijo daqui. Fatima/Laguna/SC
Tio Zezinho, o que dizer, além do que já lhe tinha falado. Apenas agradecer mais uma vez por nos agraciar com seus textos apaixonantes. Tenho certeza que projetos como este se alastrarão. Bem ao teu estilo, onde vês dificuldade não te curvas e vai em frente. Assim foi teu apoio na trajetória da SIC em Jaguarão, assim é sua trajetória. Obrigado e essas alegrias são apenas frutos de seu trabalho. Grande Abraço.
Querido amigo José
Pra mim não é novidade que estejas esbanjando teus talentos em outros rincões... já era de se esperar.
Enfim desejo que este reconhecimento venha de muitos outros lugares, e, pelo merecimento que te cabe.
Um abração do amigo
Sidnei
Muito legal a repercussão no blog, os alunos por aqui comentaram bastante também, uma pena nem todos terem internet. =)
A presença de José Alberto de Souza entre nós, na Escola Horácio de Valinhos, significou um fortalecimento de muitos ingredientes positivos para a vida de todos nós !
Os alunos perceberam que, com seus próprios escritos, sua arte, podem fazer com que toda uma cadeia de acontecimentos benfazejos seja movimentada !
Através do testemunho vivo de José Alberto, que se deslocou de tão longe para prestigiar nosso evento, perceberam o valor de se esforçarem na vida, o potencial de diversão e desenvolvimento que a leitura pode proporcionar.
Durante todo o processo, que se alastrou para todos os alunos da escola, os alunos sem mostram interessados, atentos, despertos !
Foi assim no s dias seguintes à visita de José Alberto, tem sido assim nas aulas de Português, no interesse vívido em pegar novos livros, revistas e gibis para lerem !
É o que podemos chamar de 'um círculo virtuoso' !
Agradecemos a presença de José Alberto entre nós !
Sr. José Alberto de Souza, foi uma alegria tê-lo conhecido e recebido em nossa unidade escolar.
Para mim, futura Pedagoga, uma inspiração.
Obrigada.
Vanessa de Cássia Palmeira
Secretária da EMEB Horácio de Salles Cunha
Postar um comentário