domingo, 6 de fevereiro de 2011

E agora só resta o amor sublimado!

Ano passado, alguns amigos meus perderam filhos justamente na idade em que atingiam o apogeu de suas capacidades. Fiquei imaginando o quanto eles tiveram de suportar essa dor que considero a mais profunda para um ser humano diante de uma situação de absoluta impotência. E uma das mães me falou que encontrou forças na fé nos desígnios do Criador. Ou como me escreve um outro amigo em recolhidas lágrimas amorosas – “pôs-se pronto pra Nossossinhô, deu tchauzinho não adeus”.
Em 03/09/2010, recebi mensagem urgente e pessoal de Guilherme Braga informando de campanha para doação de medula óssea para a sobrinha da nossa professora de informática Lúcia Cuervo, na qual perguntava que mais poderia fazer além de incluir em suas orações um pedido de pronto restabelecimento para a enferma. E a resposta da nossa mestra me levou a postar dois textos sobre a referida campanha, inclusive disponibilizando o link para acompanhamento da evolução do tratamento a que se submetia a jovem Mariana Cuervo Eidt.
Confesso que me emocionei na ocasião com a desprendida declaração de Mariana para seu pai quando entendeu que se uma das irmãs fosse compatível com ela se faria o transplante e pronto: “Mas, pai, acho que Deus assim determinou para que essa campanha que tu e o Thiago estão fazendo alcançasse outras pessoas que estão na fila à espera de um transplante”. Logo em seguida, tivemos oportunidade de acessar os primeiros resultados desse esforço concentrado – o número de coletas no Hospital Dom Vicente Scherer que era de 10 por dia, já não baixava de 50. E a nossa torcida, a esperança, se robustecia.
No twiter TODOS_POR_UM, sucediam-se as notícias divulgando os altos e baixos ocorridos durante o tratamento que dependia fundamentalmente daquela doação. Impressionou-me a assistência do marido de Mariana, Thiago Eidt, com suas intervenções bem humoradas, sempre animando o estado de espírito da sua amada guerreira. Papai Noel não lhes trouxe o presente milagroso, aguardavam o Coelhinho. Apesar do tempo implacável, sem tréguas, eles precisavam chegar à barreira de 3 meses com a solução definitiva, nunca se abateram ou fugiram do árduo combate.
Uma intensa comoção tomou conta de todos seus amigos e parentes com o desfecho que sepultou os últimos anseios de Mariana, internada no Hospital Ana Nery de Santa Cruz do Sul, na sua renhida luta contra a Leucemia Linfóide Aguda. Porém, seu nome se tornou símbolo de resistência com o exemplo legado para tanta gente marcada pela fatalidade e ainda vive no amor imortal de seu esposo que continua a frente daquela campanha sem sofrer solução de continuidade - liderança e experiência para todos que se ressentem de uma melhor orientação.
Mariana Cuervo Eidt, 27 anos, faleceu em 02/02/2011. Era filha do juiz da Vara da Infância e da Juventude de Santa Cruz do Sul, Breno Brasil Cuervo. Não obstante a doença ter se revelado em 2000, conseguiu se recuperar com o tratamento de oito meses em Porto Alegre, o que lhe deu condições de trabalhar na Procuradoria Geral do Estado, onde foi aprovada em concurso público. Em julho de 2010, voltaram as complicações de saúde, necessitando de um transplante de medula com a possibilidade de um indivíduo ser compatível a cada 100 mil.
Complicações pulmonares, baixa imunidade, coma, a fatalidade se consumava. As palavras de Thiago em mensagem através do twiter traduzem o perfil que ela nos passou: “A Mari deixa um exemplo de força de vontade, garra, fé e esperança”.

2 comentários:

Lúcia Cuervo disse...

Querido amigo agradeço teu empenho, teu carinho durante toda essa jornada.

Informo que o Thiago continua na luta pelos que ainda aguardam uma medula.
Apresentou na prefeitura de Santa Cruz o projeto "AMARi A TODOS" onde será discutido a proposta para inserir no calendário do Município a semana de "Doação de Medula e Sangue" com a idéia de convidar para palestras e debates médicos, pacientes, familiares e doadores para dar e trocar informações e experiências.
Com isso espera-se que o fato absurdo que transcrevo abaixo, postado pelo Thiago no Facebook jamais ocorra novamente:
Juliana Rodrigues, portadora de LEUCEMIA, encontrou 2 doadores 100% compatíveis com ela... PORÉM, um não pode doar por motivo de problema de saúde e o outro... bem o outro SE RECUSOU a doar medula... e por esse motivo, no dia de hoje, pela manhã, Juliana perdeu a luta contra a leucemia.
SE VC FOR SE CADASTRAR COMO DOADOR.... VÁ CONSCIENTE..

Vamos acompanhar essa luta pelo Twitter. Abraço, Lúcia

rosângela dorneles disse...

Que horror como existem pessoas más neste mundo uma prova está aí,com a recusa em fazer adoação para a menina que acabou falecendo por conta dessa recusa,quanta ignorância por parte dessas pessoas sem coração.