terça-feira, 20 de novembro de 2007

Música de afro-descendentes em evidência

João Pernambuco, Jefferson Lima, Paulinho DiCasa, Kako Xavier, Mário DuLeodado e Dão Ribeiro, a linha de ataque no campo do Musicanto.
Prece e Canção, maçambique com letra de Hércules Grecco, recentemente falecido, e música de João B. Filho e João Pernambuco, foi a grande vencedora do 22º Musicanto de Santa Rosa, consagrada pelo júri e pelo público que aplaudiu em pé a apresentação de Kako Xavier e Tribu Maçambiqueira com o palco transformado numa autêntica festa do mar.
Também em 1994, outro maçambique Senhora Rainha (Ivo Ladislau/Beto Bollo) e em 1995, o quicumbi Maçacaia (Ivo Ladislau/Luiz Carlos Martins/Beto Bollo) já haviam levantado o caneco nas 12ª. e 13ª. edições desse Musicanto, ambas interpretadas pela cantora Loma (com Kako Xavier, nessa última), lídimas expressões da música afro-litorânea.
*********************************************************************
Acontece amanhã, dia 21/11/2007, a apresentação do espetáculo Porto Alegre, Meu Canto No Mundo, com sopapo e voz de Giba Giba no Solar dos Câmara (Duque de Caxias,936), às 18h30min, além da participação da cantora Maria Lúcia e a banda formada por Marco Farias (teclado, violão e voz), Edu Nascimento (percussão e voz) e Filipe Narciso (baixo e voz).
Um dos grandes expoentes da cultura negra no Estado, o pelotense Giba Giba tem recebido várias honrarias devido a sua notável atuação no resgate da influência dos afro-descendentes em nossa civilização, contribuindo assim para a eliminação do preconceito racial e para a recuperação da auto-estima de uma etnia oprimida em alguns séculos da nossa História.
Entrada franca, como se não bastasse a oportunidade de assistir e prestigiar o nosso Gibão.
*********************************************************************
Já nesta próxima quinta-feira, dia 22/11/2007, ás 20 horas, na Usina do Gasômetro (sala 504),
o nosso amigo Marco Farias volta à cena para acompanhar no piano, junto com o baterista Flávio da Costa, a cantora Calé/Helena Machado, num espetáculo que toma como ponto focal a construção da identidade através de ações afirmativas sobre a memória recriada da escravidão, sobretudo a memória. sobretudo a memória de resistência, de orgulho, de dignidade e de riqueza cultural da etnia negra.
Montagem do repertório inspirada nos Griôs Mandingas, um dos grupos étnicos africanos guardiãos, propõe-se a mesclar essas peças tradicionais com a música popular mais atualizada de sonoridade afro-brasileira, assinadas por Baden Powell, Milton Nascimento, Gonzaguinha, Jackson do Pandeiro, Paulinho da Viola e Vissungos, ao lado de Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Velos e, indo mais fundo, Lamartine Babo, Noel Rosa e Assis Valente.
Na data em que se comemora o Dia do Músico, vale a pena conferir esse retorno às raízes.

7 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro irmão e amigo Souza:
Fiquei feliz em receber tuas mensagens e esta, de modo especial, com o teu "Bloger".
Estas "modernidades" de hoje permitem cobrir certas lacunas de nossa vida, ensejando um contínuo contato entre os AMIGOS.
Saudações fraternas,
Teixeira

Anônimo disse...

Bacana o artigo sobre o Musicanto e a música afro-brasileira, fazia tempo que não enxergava o Kako Xavier, companheiro das "antigas" lá em Pelotas.
Aquele abraço,
Toni

Anônimo disse...

Obrigadíssima pela força!
Abraço da Maria Lúcia.

Anônimo disse...

gostei bastante desse bloger,meu professor esta trabalhando esta 2ª unidade com o assunto do afro descendente,e gostei assim aprendemos e acrrescentamos mais conhecimentos,para dialogar em uma roda de amigos quando sempre se juntamos para debater esse assunto,que pra nòs 'pra muitos' è bastante importante!

Anônimo disse...

ronaldo

Anônimo disse...

ronaldo..................
ronaldo..................
ronaldo..................
ronallllldo........

Marco Aurélio Vasconcellos disse...

Marco Aurélio Vasconcellos disse:
Magnífica essa tua ideia, meu caro Souza, de nominar os mais legítimos e respeitáveis expoentes da música afro-litorânea. Parabenizo-te. Sugiro - não sei se é possível - que divulgues no teu blog alguns áudios dessa expressiva vertente musical, para que teus leitores tenham conhecimento de quão vasto é
o cancioneiro de raiz de nosso Estado.
20 de julho de 2015