sábado, 23 de julho de 2011

UM ÍCARO RUMO ÀS GALÁXIAS

Wenceslau, Velho de Guerra, até que enfim você se decide a modernizar seus instrumentos da escrita. Provavelmente, a sua máquina de escrever esteja virando peça de museu e vá ficar na saudade. Agora, você pode tirar da gaveta tantas e tantas jóias para guardá-las nesse “quartinho de despejo” que vai ser o teu Blog do Wenceslau, um diário de inestimável valor para divulgar ao mundo o seu talento de escritor nato. Adquirido ao longo de anos e anos se espelhando nas boas leituras de sua abarrotada biblioteca que se estende de Jaguarão, passando por Arambaré, até Porto Alegre.
Agora você se torna um cidadão do Universo e ninguém segura a sua prosa e a sua poesia se disseminando por todas as Galáxias. Para que Gutenberg em plena era do livro virtual? Seus seguidores já começam a aparecer e vão continuar surgindo novas carinhas, algumas delas completamente desconhecidas, mas que irão descobrir em seus escritos outras formas afins de manifestação do seu pensamento. Ai terá toda liberdade de expressão para concordar ou divergir da “unanimidade” midiática que se acomoda aos interesses dos aproveitadores da ocasião.
Jaguarão passa a contar com mais uma ferramenta para difusão de tudo aquilo que vem se construindo nesses 200 anos de criação da Freguesia do Espírito Santo do Cerrito, o que se constitui numa notável coincidência com o surgimento de mais um apontador da sua história. Muitos dizem que nunca viram bairrismo tão acentuado como em nossa terra natal e eu acredito não tenha enxergado pessoa mais orgulhosa de suas origens do que o nosso amigo Wenceslau Gonçalves, batalhador, guerreiro que nunca se dobra ante os desafios de agregar os conterrâneos estejam onde estiverem.
Só o fato de termos diante de nós o criador do Dia do Retorno - data que foi recentemente oficializada por Decreto Municipal a ser incluída no calendário turístico de Jaguarão no último sábado de novembro – já constitui credencial suficiente para que se reconheça sua persistência. Infelizmente as autoridades constituídas do Município ainda não se deram conta de que essa data é muito mais do que receber timidamente uma caravana de residentes em Porto Alegre e que precisam atuar com programações destinadas aos jaguarenses radicados em outras localidades do Estado e do País.
Vejam a realização estampada no rosto desse moço que teve a ousadia de desfraldar a bandeira de Jaguarão em plena Torre de Belém, em Portugal, marco zero da era dos descobrimentos, como se fosse uma conquista pessoal para sua terra. E o Blog do Wenceslau ai está dando um banho de notícias e estórias em todos aqueles famintos de novas sobre o seu torrão natal. Ninguém melhor do que ele merece ser acessado e comentado em http://wenceslaugoncalves.blogspot.com/ para que se estimule na continuação do ideal a que se propõe. Recomendamos com muito louvor.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Wenceslau já tem blog sim senhor! Mas foi graças a sua insistência e persintência, disso não tenho dúvidas. Obrigado amigo Souza pelo apoio ao meu "bode velho" tão amado.
Fernanda Gonçalves ( filha do garoto da fotografia)