sexta-feira, 30 de março de 2012

De Jaguarão-RS a Valinhos-SP *** (III)

11. - Por que falar de coronéis e de países diferentes? O que te trouxe a colocar no conto um personagem que não fala a língua portuguesa? Sem qualquer intenção de assumir equivocadas ideologias, talvez tenha sido influenciado pela situação política do continente na época em que foi escrito o texto, na qual predominavam os regimes militares em vários países sul americanos – “mi padre desapareció como ativista político”... Tratava-se de um conto ambientado numa pequena cidade fronteiriça, num local público e aberto e eu precisava de um personagem desconhecido, um andarilho, um “hippie” difícil de ser localizado naquela região – “Hace três dias que acá estoy” – para conseguir “tapar o buraco” do quebra cabeça. Posso afirmar que, no início do diálogo, não me dei conta quando esse personagem já respondeu falando em espanhol.
12. – De onde e desde quando essa vontade de ser escritor? Você se sente feliz em ser escritor? Creio que já tenha respondido em parte no item 8, porém, devo acrescentar que apenas me julgo um escritor diletante, não vivo da escrita e nem preciso forçar a barra, desde que tudo aconteça ao natural. Já tenho editado dois livros por conta própria, sem qualquer pretensão de auferir rendimentos, a não ser a satisfação de distribuir para os amigos e obter o seu reconhecimento como o certificado que me foi outorgado pela Escola Municipal de Ensino Básico “Horácio Salles da Cunha”, realmente um diploma de escritor reconhecido pelos leitores. Este é o segundo motivo de me sentir feliz com esse sucesso, já que o primeiro tive oportunidade de vivenciar quando fui escolhido para participar da Oficina de Criação Literária da PUC, coordenada pelo escritor Luiz Antônio de Assis Brasil.
13. - Você gostaria de escrever quantas histórias mais? Você gostaria de ser outro cara ou não? Apenas o que Deus me permitisse já que estou na fase do lucro e recém colhendo os frutos daquilo que plantei. Basta-me o que já tenho. “Então a gente se contenta com nem ter muito dinheiro, nem muita fama, nem mesmo, sim - nem mesmo muita felicidade. Aprende a aceitar confortavelmente a meia ração e ainda agradecer por ela. A ceder os primeiros lugares para os mais dotados e os mais sôfregos, sem as fúrias e a pressão que acicatam os favoritos. Descobrir que o bom é bater palmas e não disputar os aplausos.” – Fito-me nessas palavras sábias de Rachel de Queiroz.
14. – Quantos livros aproximadamente o senhor já fez? Os livros que tenho editado são mais coletânea de textos engavetados durante quarenta anos, embora alguns tenham resultado de participação da Oficina de Criação Literária da PUC, em que se projetou a antologia “Contos de Oficina 5” (1989). Como integrante do Grupo Fábula, também publiquei outros contos em “Mais Ao Sul Do Que Eu Pensava” (1993). Colaborei ainda em “Julinho 100 Anos de História” (2000), “Olhares Sobre Jaguarão” (2010), “Varal Antológico” (2011), além de vários artigos publicados em jornais e sites nacionais. Recentemente, lancei individualmente os títulos “Lá Pelas Tantas” (crônicas) e “Para Não Dizerem Que Passei em Brancas Nuvens” (ficção).

3 comentários:

Clarice Villac disse...

Amigo José Alberto,

as suas respostas nos trazem mais próximos da dimensão humana, valorizam nossas potencialidades como seres capazes de refletir, pensar, criar, transcender as dificuldades do dia a dia.

E vamos em frente !

Hilda Pacheco disse...

Tio
Suas produções jamais chateiam, gosto da forma como articula as palavras...simples, claro e objetivo...continue. Beijos.

Ellen Reis disse...

SEU SOUZA!
HÁ MUITO NÃO TENHO OLHADO MINHA CAIXA DO HOTMAIL... COMO O FACE TEM RESPOSTAS QUASE IMEDIATAS TENHO ESQUECIDO MINHA CAIXA DE EMAILS! DEIXEI PARA LÁ!
MAS HOJE RESOLVI DAR UMA OLHADINHA E TIVE A ALEGRIA DE VER ESSE SEU EMAIL QUE ME LEVOU AO SEU BLOG...PARABÉNS !!!
O PAI HAVIA COMENTADO COMIGO DESTE PROJETO QUE O SENHOR TEVE A OPORTUNIDADE DE SER AGRACIADO! PARABÉNS!!!!
MUITO LEGAL!!! A GURIZADA DEVE TER AMADO....
OLHANDO AS FOTOS ME BATEU UMA SAUDADE DO MEU TRABALHOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!