segunda-feira, 2 de abril de 2012

De Jaguarão-RS a Valinhos-SP *** (VI)

27. – Qual é o nome do seu primeiro livro? “Contos de Oficina 5” (Ed. Acadêmica, 1989), antologia em que tenho participação com 3 contos, resultantes da Oficina de Criação Literária já citada. Porém, como autor solo, “Lá Pelas Tantas” (crônicas, independente, 2010) posso considerar meu primeiro livro.
***********************
28. – Em algum momento da sua vida pensou em parar de escrever livros ou já parou? Até pouco tempo, eu costumava responder àqueles que me perguntavam pelo próximo lançamento, dizendo que “Para Não Dizerem Que Passei em Brancas Nuvens” era minha obra póstuma. Mas, sem maiores comprometimentos, por enquanto vou levando e colocando os textos que me vem à mente no “quartinho de despejo” do meu blogue... Até que recentemente uma pessoa que não costuma usar computador me perguntou pelas últimas postagens que tinham saído. Então resolvi tirar cópia das mesmas para que ela fizesse a sua leitura. Ai me dei conta que já tinha material suficiente para publicar outro volume, resultando “Minha Fachada Predileta”, atualmente no prelo.
***********************************************************
29. – O que você quis dizer naquela parte (religiosa) que diz assim: “se é difícil entender o sofrimento, mais difícil ainda é aceitá-lo, mas é o preço a ser pago pela salvação do homem”? Quando escrevi “Um Compromisso para o Natal” imaginei uma Igreja de 15 degraus, em que cada um representaria uma estação da Via Sacra e, como o personagem estava sentado naquele que representava a Terceira Estação, procurei na Bíblia e lá encontrei coincidentemente o significado “quando Jesus cai pela primeira vez” e mais as citações “É melhor padecer se Deus assim o quiser, por fazer o bem, do que por fazer o mal (1 Pd, 3, 17)” e “se é difícil entender o sofrimento, mais difícil ainda é aceitá-lo, mas é o preço a ser pago pela salvação do homem”, que decidi encaixar no texto. Fazia sentido: o Coronel não entendia nem aceitava o sofrimento de Rafael, assim não só salvou este como também a si próprio, não se omitindo de ajudar o próximo.
***********************************************************
30. – Você já pensou em fazer um livro contando a sua história de vida ou já fez? Era minha intenção quando iniciei o blogue “Poeta das Águas Doces” responder a pergunta que me fez o contra-tenor Jarbas Taurino – “Qual a razão deste meu gosto pela música? – uma outra história comprida para ser contada numa conversa que cheguei a publicar em 16 postagens sem concluí-la e que desisti de continuar. Na sequência, fui desengavetando outro material que já não diziam mais respeito ao que tinha planejado e prossegui acrescentando novos temas em que se misturavam crônicas e ficções. A memória se faz presente em grande parte de meus escritos que não seguem uma cronologia definida, apenas são lampejos que surgem em minha cachola e eu vou anotando na ocasião.Estas respostas já me oportunizaram belas recordações.
***********************************************************
31. – Que conselhos você daria para quem não gosta de ler? Procure aquela leitura que flui ao natural, leia um livro por vez, evite o acúmulo de livros em sua cabeceira, freqüente as bibliotecas públicas, reserve um pouco do seu tempo para adquirir o hábito de ler, liberte-se do vício da televisão e do computador, troque idéias com outros leitores, assinale e comente tudo aquilo que descobrir de interessante, avance passo a passo na sua formação de leitor mais exigente de bons livros, sinta o prazer de criar a sua própria imaginação.

5 comentários:

Anônimo disse...

São lindas fotos que registram tua trajetória cultural!
Parabéns e abraços fraternos
Zilda Azevedo

Anônimo disse...

Ainda não acabou né??? Estou adorando...Beijos.
Hilda

Anônimo disse...

José Alberto este papo com os jovens está te trazendo para junto da gente de uma forma muito agradável. É tão bom perceber alguém assim, simplesmente gente, e o mais importante, dando oportunidade aos estudantes de fazerem esta troca.Adorei a pergunta do menino sobre o que fazer para gostar de ler. Sua resposta é um bom incentivo. Ficamos no aguardo de “Minha Fachada Predileta”. Com certeza nos trará leitura de qualidade carregada deste seu jeito tão fraterno e autêntico.Boa Páscoa! Abraço da Fatima/Laguna/SC

Clarice Villac disse...

Assino junto com a amiga Fátima !
:~)

Lu Magni disse...

OI Tio , parabéns pelas andanças!
Estamos todos muito orgulhosos de ti.