sábado, 20 de junho de 2015

Assis Brasil surpreendido com vistoso Festschrift

Recebi convite importante e sigiloso para participar da coletânea “Festschrift para Assis Brasil”, organizada por Valesca de Assis, Gabriela Silva, Roberto Schmitt-Prym e Rubem Penz, a qual se destinava a homenagear aquele escritor pela passagem de seu aniversário de 70 anos, além de marcar as três décadas de funcionamento de sua consagrada Oficina Literária que vem ministrando em nossa Pontifícia Universidade Católica. O lançamento desse título ocorreu dia 17 do corrente, das 19 às 21 horas, no Memorial do Ministério Público, tendo considerável afluência de público, apesar da chuva torrencial que acontecia na ocasião.

Participaram dessa obra 46 ex-alunos da “Oficina do Assis” com publicações individuais, dos quais 31 se acham relacionados na lista de 93 nomes, abrangendo 209 títulos editados, conforme consta no portal desse renomado escritor e pesquisador da arte literária. Ali também constatamos alguns nomes que já figuram em catálogos de destacadas editoras nacionais como Companhia das Letras, Objetiva, 7 Letras, Grua (SP), Record, Alfaguara (RJ), Bestiário, LP&M, Não Editora e Dublinense (RS). Deve-se ressaltar que este foi um resultado parcial daquilo que vem sendo produzido por mais de 500 estudantes que passaram nos últimos 30 anos pela supervisão do caro Mestre.
José Alberto, Valesca e Luiz Antonio (foto: Leonardo Brasiliense).

Importante que se identifique aqui todos os co-autores deste Festschrift que responderam ao chamamento para concretizar a sigilosa comemoração, a saber: Marcos Vinicius Almeida, Luiz Roberto Amabile, Mariza Baur, Carol Bensimon, Mariana Bertolucci, Amilcar Bettega, José Francisco Botelho, Roger Cardús, Laís Chaffe, Gustavo Czekster, Vitor Diel, Camila Doval, Roberto Frizero, Daniel Galera, Luiza Geisler, Celso Gutfreind, Marli Hintz, Vera Karam, Michel Laub, Fernando Mantelli, Valdomiro Martins, Carlos André Moreira, Cintia Moscovich, Fernando Neubarth, Joselma Noal, Ítalo Ogliari, Helena Ortiz, Augusto Paim, Mauro Paz, Daniel Pelizzari, Rubem Penz, Diego Petrarca, Roberto Schmitt-Prym, Monique Revillion, Caio Ritter, Paulo Scot, Vanessa Silla, Gabriela Silva, Cleci Silveira, José Alberto de Souza, Marcelo Spalding, Leila de Souza Teixeira, Helena Terra, Flávio Torres, Moema Vilela e Flávio Wild.

Tratando-se do aniversário do Professor Luiz Antônio de Assis Brasil, achei que deveria levar um presente de felicitações pela data, ocorrendo-me simbolizar o bom gosto arquitetônico de Jaguarão através da fotografia – mandei ampliar e emoldurar em singelo quadro - assinada pelo conterrâneo Lino Marques Cardoso, retratando artisticamente a fachada do nosso tradicional Clube Instrução e Recreio, a meu ver o mais belo fronral da cidade, infelizmente carecendo de uma melhor valorização local. E deixei a cargo desse homenageado descobrir algum cantinho onde pudesse apreciar as linhas clássicas desse magnífico exemplar de nosso conjunto eclético. 


11 comentários:

Wikipedia disse...

Na Academia, o termo alemão Festschrift ou Festschriften é um livro que homenageia uma pessoa influente ou reconhecida, especialmente um/a pesquisador/a . Geralmente é lançado enquanto o homenageado é vivo. O termo pode ser traduzido como "livro de homenagem" ou "livro de celebração".
Um Festschrift contém contribuições inéditas de colegas do homenageado, podendo incluir seus ex-alunos. Geralmente é publicado na ocasião da aposentadoria do homenageado, ou quando ele completa certo tempo de carreira (trinta anos ou mais). O Festschrift pode ser qualquer tipo de publicação, como um livro pequeno ou mesmo uma obra com vários volumes

Anônimo disse...

Boa tarde.
Peço desculpas por usar este meio coletivo, mas, no caso, não havia outra forma.
Este e-mail é para agradecer pela realização de uma homenagem que, como disse na noite do lançamento, é a mais consistente que já recebi na minha vida. Comendas e medalhas, como é natural, representam momentos honrosos e quase inevitáveis numa trajetória já longa; nunca as recusei, mas também nunca as pedi.
Este Festschrift, porém, significa algo diferente, que terá permanência no tempo e que me sobreviverá, dando testemunho de uma geração. Possui valor inestimável, não apenas para mim, mas para a história da literatura do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Ao chegar nesta idade, é bom saber que não vivi em vão e, como somos precários e cheios de dúvidas, é bom quando vejo isso confirmado por quase meia centena de pessoas a quem admiro o talento e a criatividade.
Resta-me agradecer — e aconselhar que continuem como são, isto é, seres humanos para quem a sensibilidade é fator essencial de suas mentes e corações.
Um abraço muito afetuoso
do Assis

Zinaida Tscherdantzew disse...



Amigo Souza!
Parabéns pela inclusão no seleto grupo. Não poderia ser diferente.
Meus cumprimentos pela escolha do presente. Muita sensibilidade de tua parte. Achei linda lembrança.
Abração

Anônimo disse...

Cumprimentos, amigo Souza, por mais esta oportunidade de divulgação dos teus textos.
Abraços
Cabeda

Academia de Letras de Crateús - ALC disse...

Grande poeta das águas doces, parabéns!

Anônimo disse...

Meu caro Souza
Muito obrigado pela homenagem literária e pelo belo presente, a representar uma dos mais significativos prédios da cidade de Jaguarão, onde estive mais de uma vez quando Secretário de Estado da Cultura.
Recebe um abraço muito afetuoso do
Assis Brasil

Hunder Everto Corrêa disse...

Parabéns pela tua biografia e pela caminhada triunfante, orgulho para todos nós jaguarenses.Um abraço.

EDEMAR ANNUSECK disse...

Grande Mestre José Alberto de Souza como sempre um texto impecável a cerca dessa obra, esse livro de homenagem como escrevem os alemães Festchrift. A Academia Brasileira de Letras vai recebê-lo de braços abertos pelo que você tem feito a serviço da Cultura Brasileira.
Um forte abraço.

Edemar Annuseck
Curitiba - PR

Anônimo disse...

Parabens conterrâneo, vc.é o orgulho da terra jaguarense.
clovis , o bispo

Anônimo disse...

Caro conterrâneo,
Mais uma vez a tua contribuição serve para marcar o significado de teu trabalho, ao mesmo tempo em que divulgas o nome de nossa terrinha. O mérito do mestre Assis é, certamente, o de formar outros semelhantes, como o caso do nosso "poeta das águas doces". Cumprimentos mais uma vez e obrigado pela gentileza do exemplar que recebi em nosso último cafezinho. Até daqui a pouco. Abraços. Wenceslau.

Anônimo disse...

Caro escritor Zé Alberto, muito bom quando as sementes germinam e seguem sua rota de repetir-se em novos frutos. Eu desconhecia esta forma de gratidão a pessoas que plantam idéias & palavras. Macanuda homenagem ! Parabenizo todos quantos se fizeram presentes em mais este evento e obra literários. Receba um fraternal e carinhoso abraço desde a Ilha de Santa Catarina. P.S.: Parabéns pela narrativa sempre muito bem elaborada para nós seus leitores. Ma. Fatima Barreto Michels/Florianópolis/SC