segunda-feira, 27 de julho de 2015

ATÉ DE REPENTE, ILUSTRE E NOBRE COLEGA !

Da esquerda para direita: Celso Batista Pizato, Antônio Gilberto da Luz Hartz, Raul Ludwig, Antonio Carlos Bica Smith, Luiz Fernando Schmitt, Ciro Paulo da Cunha e Silva, Luiz Fernando Michelena, Roberto Julio Bereta, JAROSLAV KOHUT, Darcy Kurban Abrahão, Flávio Antunes Graziuzo, Velco Tadeu de Mattos, Sergio Victorio Paseti, Enio Rigon e José Antônio De Carli Eberle (em pé), Agis Caraíba dos Santos, José Alberto de Souza, Cláudio Marchetto, Edemar Soares Antonini, Luiz Felipe da Rosa Ferlauto, Flávio Lúcio Scaf e Carlos Roberto Delgado Martins (agachados) - comemorando 25 anos de formatura no curso de Engenheiros Mecânicos da Escola de Engenharia (UFRGS).


A memorialística deste Poeta das Águas Doces tem feito aparecer no Google o nome de muitas pessoas conhecidas que costumam ali buscar alguma referência a seu respeito. Assim é que acabei recebendo mensagem no “face” de um colega da Engenharia, querendo saber quem eram aquelas gurias que sentaram à nossa mesa no Restaurante Universitário. Devo dizer que estranhei essa inquirição de vez que ele não fazia parte daqueles contatos a quem enviava postagem de nosso blog. Além de esclarecer que as ditas ali se acomodaram por mero acaso, perguntei-lhe como tomara conhecimento do fato e ele me respondeu que havia acessado aquela postagem ao procurar seu nome no referido site de buscas.
Daí se tornou mais ou menos frequente suas curtidas em minha linha de tempo tal o interesse que demonstrava por saber o que eu andava aprontando na internet. Para mim, era uma grande satisfação esta forma de trocar figurinhas, não muito comum entre outros seguidores que passavam por cima daquilo que costumava expor, sem dar a mínima bola. Ainda mais se tratando de um velho companheiro que sempre me dispensou a maior das afinidades como daquela vez em que nos convocavam a comparecer nas comemorações dos 40 anos de formatura na Engenharia da UFRGS. Pois esse camarada teve o desplante de avisar aos organizadores do evento: “só confirmo se ‘Jaguarão’ também confirmar!”
Diante dessa intimação, não me restou alternativa se não aparecer em dia e horário combinado na Sociedade Germânia, onde tomamos conta de uma das mesas junto com nossas esposas e mais o colega Velco Tadeu de Mattos. Noite agradabilíssima em que vivemos a grande emoção de rever colegas há muito afastados de nosso convívio, remoçando alguns anos numa inesquecível volta ao passado, regada as mais finas iguarias em bebidas e opíparos pratos da mais caprichada gastronomia. O momento da despedida se encerrou com seu convite para visitá-lo em sua casa na praia de Mariluz que chegamos a concretizar em certa temporada e desfrutamos da amável companhia dos anfitriões na tarde refrescante daquele aprazível balneário.
No início deste ano, ele me falou que recebera telefonema de Antônio Carlos Bica Smith, um dos nossos colegas da turma de Engenheiros Mecânicos, anunciando preparativos para nosso cinquentenário de formatura, os quais eu desconhecia. Depois, como não voltou a lhe fazer contato, buscava obter alguma informação comigo que não podia lhe retornar por impossibilidade de conseguir me comunicar com outros contemporâneos espalhados por este “mundo velho sem porteiras”. Era evidente seu entusiasmo para reviver aquele mágico encantamento de uma década atrás. Cheguei até combinar uma nova ida até Mariluz neste último verão, porém, tive de postergar para outra ocasião por eventual indisponibilidade.
Mês passado, sou colhido pela mudança de usuário em sua conta no “face book”, passando a ser utilizada por sua esposa, devido a seu passamento no dia 25 transato, cujas missas de 7º dia e 1º mês deram-se a 1º e 25 do corrente. Abalado por esta notícia cheguei a manifestar para sua esposa – “não terei coragem de sentar em outra mesa que não esteja esse grande companheiro” – ao que ela me respondeu: “Ele estará presente ao teu lado, curtindo a festa dos 50 anos”.
Reproduzo aqui o texto que ele postou em seu mural a 25 de dezembro de 2014: “Natal em Família – Eu e Maria com minhas amadas filhas Katiane e Jacqueline, acompanhados dos genros Renato Henriques Martinbiancho e José Serpa Júnior, dos netos Guilherme e Eduardo Martinbiancho, da minha querida cunhada Eugênia Sawka e Sérgio, com meus sobrinhos Bruna Christine Chwal e Alex Felipe”.

Não conseguindo externar todo meu sentimento pela irreparável perda do saudoso JAROSLAV KOHUT, encerro aqui esta lauda com nossas condolências à família enlutada, apesar de que devo voltar com meu depoimento pessoal em nova postagem.

7 comentários:

Helena Ortiz disse...

Querido Souza,
Nem sei como te dizer, mas consegues, por meio da tua escrita escorreita, trazer todo o sentimento de que és capaz.
Lamento por teu amigo, pela família, mas valho-me do teu texto para saudá-lo, mesmo agora que já se foi, por ter despertado em ti (e agora em mim também) tanta ternura.
Um grande abraço

Maria Kohut disse...

Querido amigo chorei muito quando li a linda homenagem feita para o Jaros só podia ser de você que conviveu com êle no tempo da faculdade.
Muito obrigada pelo carinho de toda nossa familia.Abs

Roberto Vieira disse...

Oi Zezinho, meu amigo de infância, gostei de visitar a tua página, um grande abraço .

Anônimo disse...

Souza, quando olhamos para trás, recordando os tempos de Faculdade (minha turma completará 50 anos de formatura brevemente), observamos com tristeza quantos já partiram...
Abraços
Cabeda

Anônimo disse...

Amigo , estar alerta não é o termo, pois "a Caetana" não avisa , mas sempre perda se apresenta como algo impossível, mas é.

clovis , o bispo

EDEMAR ANNUSECK disse...

Grande Mestre José Alberto de Souza

Preservar as amizades nos dias de hoje não é muito comum. Mais ainda quando não se pode compartilhar sempre. Sua crônica atesta mais uma vez o alto grau de respeito que você mantém com os amigos da UFRGS o que merece ser reconhecido por todos.

Parabéns Mestre

Edemar Annuseck
Curitiba - PR

Anônimo disse...

Meu caríssimo Jaguarão,

BELÍSSIMO TRABALHO!

PARABÉNS!!!

Grande abraço

Rosito