terça-feira, 11 de agosto de 2015

A nossa solidariedade para Pedro Miguel Quijano

Carlos Alberto Rosito e esposa, Paulo de Azevedo Moura, Luiz Leandro Lutz, Flávio Lúcio Scaff e esposa (em pé)
e `Pedro MIguel Quijano e esposa (sentados), comemorando 40 anos de formatura (2005) na Escola de Engenharia da UFRGS.


Meus caros Bruno, Flávio e colegas mecânicos da TE URGS 65,

Em primeiro lugar o nosso melhor MUITO OBRIGADO a você, Bruno, pela visita ao nosso Pedro Miguel QUIJANO e sua esposa, levando um pouco do muito de amizade que ele conquistou em todos nós. De minha parte guardo lembranças mais do que agradáveis do convívio com o QUIJANO.
Fomos colegas no Ginásio do Anchieta, mas nesta época meu grupo mais próximo era constituído do Alexandre Pasqualini Silla – até hoje almoçamos juntos semanalmente aqui no Rio – Atan Barbosa – o campeão das MISSAS DE AULA na época e depois campeão brasileiro de GOLFE, também  residente aqui no Rio; Luiz Paulo Pilla Vares, já falecido; e João Paulo Pires Neto, igualmente residente há décadas aqui no Rio.
Na Escola de Engenharia retomamos o contato, mas foi na viagem à Europa no PROVENCE da “LINEA C”, no início de 1965, que viemos a estreitar as relações. Estávamos ambos em uma das cabines para seis pessoas, da TERZO MINIMO – e no dia do embarque -31 de Dezembro de 1964 – nos preparávamos para o REVEILLON. O QUIJANO não encontrou o seu perfume e tomou um verdadeiro “banho” com o meu. Nesta mesma noite conheceu uma argentina muito linda e simpática – a Graziela.
Os argentinos eram uns 800 a bordo do PROVENCE e nós os “macaquitos brasileños”  não passávamos de algumas dezenas. Os 13 ou 14 dias de ida, mais outro tanto na volta, estreitaram muito o meu relacionamento com o QUIJANO, mas muito mais ainda o relacionamento do QUIJANO com a Graziela.
Alguns anos após a formatura – 1973 ou 1974 – eu residia em São Paulo e retornava para casa, ao final da tarde, pela AVENIDA 23 DE MAIO já então engarrafada. Um motorista “nervosinho”, no interior de um enorme DODGE DART, buzinava incessantemente atrás de mim, embora a circulação estivesse praticamente interrompida. Lá pelas tantas, cansado das buzinas, e ainda com a falta de paciência dos 30 e poucos anos, abri a porta de meu “fusquinha” e o motorista do DODGÃO também abriu a dele. ÀS GARGALHADAS lá estava o GRANDE QUIJANO. Depois do abraço fraternal e alguma conversa MOLE, perguntei pela Graziela. A resposta não chegou a me surpreender: “Ela agora e a Senhora QUIJANO”!
Penso que o casamento terminou, mas o GRANDE QUIJANO, pelo que você informa Bruno, teve a sorte de encontrar uma nova e excepcional companheira.
Logo depois vim para o Rio e só voltei a encontrar o QUIJANO em nossas comemorações de formatura. Na festa dos 40 anos  em 2005, fiquei triste com o olhar perdido dele e com seus  sorrisos também distantes quando me dirigi a ele, procurando estabelecer uma conversa. Ainda não sabia que estava praticamente cego e com a memória muito prejudicada.
Pretendo aceitar o convite da Sra. QUIJANO e juntar-me aos outros colegas que forem levar a ela  a nossa solidariedade, no dia 28 de Novembro.  
Como solicitado por você Bruno, estou enviando cópias aos nossos colegas do curso de mecânica. Muitos terão, sem dúvida, outras recordações do nosso amigo para relatar.
A todos, ainda com certo amargor na boca, o meu grande abraço,
Rosito.

Mensagem recebida a 9 do corrente, do Engº Carlos Alberto Rosito TE URGS 65, 
residente no Rio de Janeiro-RJ.

7 comentários:

Anônimo disse...

Rosito e Flávio !
Estive visitando o Quijano a convite do Antônio Augusto Curio de Carvalho. Fomos muito bem recebidos pela delicadíssima esposa Ione Russo. Ele reconhece o Carvalho pela voz (foram colegas na Forjas Taurus por muitos anos) e fala algumas poucas palavras mas seu estado de saúde (há 12 anos) é esse da foto. Sua esposa Ione confirma que ele não irá ao nosso jantar na Germânia dia 27-nov- 6a; feira. Mas ela convida para um churrasco no dia 28-nov- sábado todos aqueles que tiverem interesse em vê-lo e quem sabe se despedir desse querido amigo. O Carvalho, que o visita com certa regularidade, acha que ele não sobreviverá até 28-nov e vai preparar um Power Point reunindo fatos e dados da vida do Quijano. Eu vou colaborar mas tenho pouca coisa. Vamos solicitar as demais que tenham alguma informação ou foto para ajudar nessa tarefa de reunir informes. O Quijano nasceu em 1940 e entrou na Escola 2 anos antes de nós, mas foi obrigado a interromper o curso por 2 anos (o Dr. Paglioli removeu um tumor benigno do seu cérebro) e se formou na nossa turma em 1965. Ou seja, ele e o Carvalho foram colegas desde o Anchieta. O Carvalho se formou em 1963 e em 2013 comemorou os 50 anos numa grande festa na Hípica (que ele Carvalho foi um dos organizadores). O Quijano nasceu em São Leopoldo mas cresceu em Rio Grande antes de vir para o Anchieta para prestar exame de admissão. Resumindo: - Rosito: avisa os demais sobre o convite para o churrasco dia 28-nov, a pedido da Ione Russo (local é no Condomínio Verdes Campos em frente GM em Gravataí) - Rosito: solicita aos demais algum material e/ou informe sobre o Pedro Miguel Pereira Quijano

atentamente
Bruno no Terra

Luiz Carlos Buaes disse...

Jaguarão

Gostei das fotos (que saudade daquele tempo...) e do teu blog também. Meus parabéns pelo talento literário que eu desconhecia no nosso tempo de Escola de Engenharia. Tomei a iberdade de repassar tua mensagem e blog para o Leo Sayago Bastos e para o Hilnon Iglezias que foram colegas meus de Mec-Eletro.

Abraço

Anônimo disse...

Carissimos,

Em primeiro lugar muito obrigado ao Bruno pelas noticias do grande colega Pedro Quijano. So consigo me lembrar do Quijano na Escola rindo, uma pessoa naturalmente alegre. Entre as cenas que todos no's guardamos na memoria sem sabermos bem porque, lembro de uma vez em que ele, o Celso Pizzato e eu estavamos discutindo um daqueles trabalhos de projeto. Curiosamente, lembro nitidamente do Quijano com a regua de calculo na mao. Sim, que saudades ate' da regua de calculo ! Na festa dos quarenta falei com ele mas tive a impressao de que nao me reconheceu muito bem. Sem duvida alguma terei enorme prazer em ir ao churrasco no dia 28 de novembro !! Contem comigo.

Abracos fortes a todos e vamos ja' pensar na festa de 51 anos !!

Flavio (JBF Franco)

Anônimo disse...

Parabéns pela sensibilidade e pela ideia, meu caro José Alberto.
Um abração,
Bica Smith

Leo Sayago Bastos disse...

Oi Jaguarão
Foi um prazer receber tua mensagem.
Bom o canal está aberto. Vamos mantê-lo.
Lembras-te de umas férias em Imbé.
Um abração

Anônimo disse...

Meu caríssimo JAGUARÃO!
Valeu amigo!
Grande abraço do seu admirador
Rosito

Anônimo disse...

José Alberto e demais amigos

Parabéns a este grupo de colegas e amigos, que mesmo à distancia, tão bem declaram seus sentimentos

Muito me comoveu, tudo o que li sobre a convivência de vocês com o Pedro, neste texto cheio de boas lembranças, estudos, passeios, viagens, festas e muitas outras experiências que certamente vocês compartilharam durante vários anos.

Até perfume !!!

Não o conheci há tanto tempo quanto vocês, pois estamos juntos há 23 anos, mas ele continua sendo um grande homem, lutando com toda dignidade por sua vida, limitada em muitos aspectos, sem nunca se lamentar ou se queixar de nada, mas surpreendente em temos afetivos.

Ele demonstrou emoção em algumas notícias que recebeu de vocês, através de mim.

Esta ligação, esta amizade faz parte da vidas de cada um de vocês e estará presente sempre, também na festa do aniversário da formatura em novembro, mesmo que ele não possa fisicamente estar lá.

Dentro dele,certamente está em algum lugar, que o faz se emocionar ao lembrar da sua "turma".

Agradeço profundamente esta comovente homenagem, recebida por amigos tão especiais e solidários. Sempre serão bem-vindos à nossa casa

A vida merece ser comemorada à cada instante.

Parabéns a todos e muito obrigada

Ione Russo