domingo, 6 de dezembro de 2020

REFLEXÃO SOBRE PANDEMIA HÁ MIL TOQUES


 

SENTA, RELAXA E GOZA!

Muitos quando chegam a minha idade, logo vão pensando estar na fase do lucro e que tem tudo a ganhar na expectativa de vida em dias futuros.

Eles precisam aproveitar o diminuto tempo de suas existências sem maiores preocupações com as consequências dos seus atos outrora cometidos.

Como evitam se queixarem de suas limitações, eles procuram aparentar disposição para realizar árduas tarefas dos seus rotineiros cotidianos.

Com seus pés-de-meia acumulados, eles requerem certa independência em suas decisões, as quais nunca delegam por não dependerem de favores.

Eles não se julgam dignos da piedade alheia, irritando-se com aqueles que têm a solidária intenção de orientá-los nas ocasiões inoportunas.

Mas chega um dia em que eles são afastados do convívio social para darem espaço às gerações subsequentes e condenados a uma ignóbil solidão.

Eis ai um apocalíptico surto pandêmico em que eles se vêm desassistidos em suas mínimas necessidades psicológicas, privados dos seus afetos.


4 comentários:

EDEMAR ANNUSECK disse...

Vc continua nos deliciando com textos maravilhosos amigo José Alberto Souza. Saudades do amigo. Parabéns.

Átila Resem disse...

É verdade, depois que a gente se aposenta e vai ficando mais velho, as realidades mudam, a gente vai ficando de canto, sem serventia. Temos que espantar a solidão, depressão e as doenças pertinentes da idade. Tu colocou bem. Temos que nos ver mais seguido!!
Forte Abraço

clovis erly rodrigues. bispo disse...

vamos q vamos com fé e força ainda q nos arrastando.

Lorena disse...

Acho que tudo o que disseste tem a ver com a condição do ser humano, guardadas as culturas e as "pandemias".Em nossa cultura, é certo, o velho (digamos, o maduro!) não é valorizado como deveria ser. Toda a experiência de vida; toda a bagagem de conselhos acertados que poderiam ser transmitidos; toda experiência profissional; uma vida toda de vivências, de acertos e de erros que, ao final, tornam-se, somente acertos, pela forma madura como são conduzidas as coisas. Mas nem tudo está perdido! Escreves...podes passar isso por essa via.És amado por muitos (me incluo) que não podem te abraçar, mas podem te "ler" nas linhas e entrelinhas. Na vida tudo passa! Essa pandemia também vai passar!
"Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!" - Mário Quintana
Não é mesmo?
Beijão tiozinho, em "outra feita" nos abraçaremos !!