segunda-feira, 11 de maio de 2009

67 anos do Ipinha de Jaguarão

A 11 de maio de 1942, foram iniciadas as atividades do Ginásio de Jaguarão - Departamento do Instituto Porto Alegre (IPA). Esse estabelecimento de ensino funcionou sob a orientação ipaense até fins de 1951, sendo encampado no ano seguinte pelo Estado, ocasião em que passou a se denominar Ginásio Estadual de Jaguarão.
Nestes quarenta anos que são decorridos, vem-nos à mente toda uma geração de colegas, os quais ai estão espalhados por todo esse imenso mundo de Deus, aplicando de forma admirável os inesquecíveis ensinamentos da filosofia metodista, norteadora da orientação pedagógica do IPA. E, acreditamos, os mestres que lançaram a semente da cultura a germinar no solo fértil daquelas mentes ávidas de saber estarão jubilosos por verem aquela semente hoje transformada na árvore frondosa da grande família ipaense dos seus antigos discípulos. Que dá a sombra do amor e do respeito ao próximo. Que dá o fruto da participação comunitária.
Recordamo-nos saudosos daquela década inteira de trabalho e dedicação à causa do ensino, onde pontificavam as figuras ímpares de um Oscar Machado da Silva, o fundador daquele Departamento e Reitor do IPA na ocasião; de um Sebastião Gomes de Campo, o primeiro Diretor do Ginásio de Jaguarão; de um Samuel Antônio de Figueiredo, de um Wilson Fernandes, de um Eurípedes Fachini, de um Jorge Abel Neto e tantos outros professores que deixaram a marca de suas presenças indelevelmente marcada na história daquele Educandário.
Justa e merecida a homenagem que, a 21 de abril último, vem de lhes ser prestada na reunião-almoço promovida pelo Centro Jaguarense desta Capital, na qual estiveram presentes, além de grande número de ex-alunos do Ipinha de Jaguarão, os professores Sebastião e Samuel, acima citados, Déa Rodrigues de Figueiredo, Clotilde Ordóvas Santos, Selma Kras Soares, Silvio Santos e Celses Português Soares. Reunião esta que foi temperada pela palestra brilhante e fluente do colega Aldyr Garcia Schlee, advogado, jornalista e escritor radicado em Pelotas, logo sucedida pelo pronunciamento oficial da atual Reitoria do IPA, ali representada através do Prof. Celses, e coroada pela eloquência do Prof. Sebastião.
Portanto, só mesmo um Encontro de Ex-Alunos e Professores, como o que está sendo programado para 15 de maio vindouro em Jaguarão, complementaria este marcante evento de confraternização a fim de que pudéssemos expressar condignamente nosso preito de reconhecimento e nosso tributo de gratidão e carinho aos velhos mestres por tudo que nos proporcionaram e que jamais poderemos lhes retribuir como o merecem.
(Publicado no CORREIO do Leitor/Porto Alegre, em 6 de maio de 1982).

Um comentário:

Anônimo disse...

Nos versos que compus com sentimento,
neles deixei falar o coração.
Recordei a cidade, as suas Ruas,
a Pracinha graciosa, os jaguarenses
e ex-alunos que se entronizaram
no edifício das minhas amizades!

Mas não disse, siquer eu fiz menção
a muitos outros, ex-alunos líderes
que pertenceram ao Ipinha, após,
a nossa merencórea retirada...
Quantos outros, meu Deus, ah! quantos outros,
que só tive o prazer de conhecer
dia 15 de maio, no reencontro
em Jaguarão, nos seus quarenta anos!

Mas justiça farei nestes versinhos,
neste adendo-poesia em que me empenho,
a alguém que como nós cantou o hino
de louvor ao Ipinha do passado
e que a minha memória traz a tona.
memória que esquecer nem mesmo ousa!

Eu me refiro ao simpático e esforçado
quanto gentil, em tudo cavalheiro
e que torna cada encontro uma promessa
de alegria e de encanto para todos:
ELE É O AMIGO... JOSÉ ALBERTO DE SOUZA!

Déa Figueiredo - 09.06.82 - POA/RS.