terça-feira, 26 de maio de 2009

Porto Alegre já tem Orquestra de Espetáculos!

A primeira vez que ouvi falar no maestro Garoto foi quando o meu grande amigo Jorge Machado, compositor e violonista autodidata, falou-me da sua vontade de contratá-lo para produzir a gravação das músicas de sua autoria, o que vem contemporizando até o presente momento. Dizia-me então o Jorge que se tratava de um investimento bastante vultoso, mas que valia a pena dada a grande competência daquele maestro, cuidando dos mínimos detalhes da produção, tais como elaborar os arranjos necessários, contratar músicos e cantores, dirigir o processo de captação fonográfica até o lançamento da obra.
Por uma destas quebradas do destino, vim a topar-me cara a cara com Altivo da Luz Penteado, seu nome de batismo, quando se encontrava batendo papo com um fiscal da Ecad, antes de sua apresentação no piano-bar do antigo Alfred Palace Hotel, situado ali no começo da Avenida Alberto Bins. Apenas cumprimentei-o sem maiores formalidades.
Posteriormente, tornei a deparar-me com o ilustre maestro no programa da Rádio Gaúcha Sem Fronteiras, apresentado pelo meu caro confrade Glênio Reis. Na ocasião, o eletrizante Garoto fazia a divulgação da sua Orquestra Porto Alegre de Espetáculos, com o Glênio rodando algumas faixas do disco que trazia para demonstração. Este decano da nossa comunicação esmiuçava a carreira do entrevistado desde os tempos em que integrava o juvenil do extinto Nacional F.C., onde atuara junto com os craques e irmãos Ercílio e Miroca. Pois o Glênio ainda o provocava, perguntando se esse negócio de grandes orquestras já não se tinha perdido na poeira do passado e o baixinho eriçava-se todo ao responder – o senhor está muito mal informado – defendendo com ênfase a sua posição. Mais ainda se contrariava quando o Glênio se referia à sua “banda” - não é banda, é ORQUESTRA PORTO ALEGRE DE ESPETÁCULOS!
É, meus amigos, o homenzinho é uma fera. Também esbanjando experiência e versatilidade por todos os poros, não é de se admirar da sua segurança para superar qualquer barreira. Para tanto transita com desenvoltura em qualquer meio de comunicação desde o rádio até a televisão, passando pelo cinema, casas de espetáculos e publicidade. Especialista em piano e vibrafone, ex-integrante do Breno Sauer Quinteto, tem rodado por este Brasil e além fronteiras, participando de shows e turnês artísticos ao lado de gente da pesada como Gilberto Gil, Tim Maia, Maysa e Dick Farney.
Plantando pertinácia e ousadia, está ai o Maestro Garoto colhendo estrondosos sucessos em eventos que nem o Prêmio Gaúcho de Qualidade e Produtividade na Fiergs, Clássicos do Cinema na Associação do Ministério Público, apresentação na Casa de Cultura Mário Quintana, comemoração dos 40 anos da RBS, jantar anual da AGAS no Leopoldina Juvenil, Feliz Natal no Praia de Belas Shopping, festa de 80 anos da Grande Loja Maçônica/RS na Sogipa, jantar de gala no aniversário da Associação Leopoldina Juvenil, Beatles in Concert no Abbey Road Pub e a recente exibição, dia 6 de maio, no Espaço Vonpar do Teatro São Pedro, em que testemunhamos e aplaudimos de pé a qualidade do espetáculo.
Luizinho Santos, Tito, Guinther, Rafael Lima e Rodrigo Santos (saxofones), Boquinha, Celso, Serginho e João Paulo (trombones), Renato, Anjinho, Wainer e Azambuja (trompetes), Beti Griger (piano), César Audi (bateria), Diego (baixo e guitarra) e os cantores Marcelo Quadros, Ana Paula Lonardi e Stephani, sob a regência do maestro Garoto e direção artística de Pedro Amaro, esta a formação atual da Orquestra Porto Alegre de Espetáculos, verdadeira plêiade de músicos e artistas diferenciados.

3 comentários:

Gilberto disse...

Caro Souza:
Na década de 60 em São Paulo eu tive o prazer de desfrutar uma canja no bar de um hotel onde esse grande músico tocava.
É um orgulho para nós dispormos de uma orquestra desse nível em Porto Alegre.

jorgepettinatodemadureira disse...

logo na colonizaçao do brasil,o navegador manoel correa, da familia dos correa de sa, teve um filho que chamava-se francisco rodriges penteado. este mesmo filho ja demonstrava grandes habilidades na arte musical, tanto que seu pai manoel correa o mandou a lisboa para estudar musica.
francisco com uma vasta descendencia em muitos lugares do brasil, descobriu-se nosso 5 avo paterno mathias penteado de madureira e deste, um de seus filhos manoel rodrigues penteado que casou com josefa da silveira e que a partir destes veio nossa atual descendencia, nosso 3, 2, 1 avo joao francisco rodrigues penteado que casou com julia custodio de lima. destes sairam nossos atuais ramos e hoje esta a prova musical dos quinhentoes ramo dos penteado.
abraços

jorge pettinato de madureira
primo irmao em primeiro grau deste tronco musical familiar

Diego Costa disse...

Maravilha! Tem que fazer essa Pop Orquestra tocar em tudo quanto é espaço de apreciadores de ótima música! O maestro Garoto é OCONCUR! :-)