segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Na chuva : 56ª Feira do Livro POA

No Jornal Escola IIIª Lâmina, de Carazinho e Passo Fundo (Ano 01 – Número 04 – Dezembro de 1997), publiquei artigo intitulado “A Roleta dos Autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre”, no qual abordava o grande afunilamento a que foram submetidos os lançamentos de novos títulos na 43ª FLPA, conforme transcrevo a seguir: “Nas sessões de autógrafos, fizeram-se presentes algumas centenas de autores, tentando não só expandir suas inquietações literárias como também obter o reconhecimento da crítica e da mídia nem sempre generosas, já que ignoraram 2/3 desses lançamentos, conforme se pode constatar através das coberturas jornalísticas do evento. Mais impiedosa ainda a repercussão entre o público leitor, peneirando aqueles que se fizeram merecedores de sua preferência:...(best sellers do momento) – ou seja: Conclui-se que daqueles 1/3 diferenciados, sobraram aproximadamente 4% (quatro por cento) felizardos ganhadores nessa roleta de autógrafos”.
Dia 9 de novembro, tocou-me a vez de trocar de posição na 56ª FLPA, assinando autógrafos no lançamento do livro “Para Não Dizerem Que Passei em Brancas Nuvens”, de minha autoria. Foram quase 30 caneteadas no período de 18h30min ás 19h45min (um livro a cada 2, 3 minutos), até me disseram que eu estava com a fila mais comprida entre os autores desse horário (Benedito Saldanha, Cícero Galeno Lopes/Maria Cristina França/Zilá Bernd, Maria Berenice Dias, Maria do Carmo Campos/org. e José Carlos Teixeira Giorgis). Prejudicados que fomos por uma chuvarada que ocorreu naquele momento, além de ser ignorado na mídia local, conseguimos esse resultado através de 100 mensagens enviadas pelo correio eletrônico e mais 100 convites personalizados que foram remetidos pelo correio comum, alcançando um retorno de 15%, bastante razoável.
Soleno José Ribeiro de Almeida, Nilo de Los Angeles, Pedro Fagundes de Azevedo, Zilda Azevedo, Ruth e Guilherme Braga, Hunder Everto Corrêa, Eulálio Delmar Faria, Geraldo Guilherme de Freitas, Alda e Wenceslau Gonçalves, Tereza Goulart, Ermínia Mayer, Vera Lúcia da Silva Moraes (Dª. Marietina), Rogério Medeiros Ilha Moreira, Carlos Alberto Neves, Lucien Bittencourt Pires, João Pompílio Neves Pólvora, Sérgio Roberto Corrêa Reggio, Fernando Rozano, José Brignol Sanchez, Cláudia e Plínio Schererschewsky, Ana Maria Silva, José Maria Antunes da Silva, Sérgio Souza Amaro da Silveira, Blau Fabrício de Souza, Ibanez Vasco de Souza, Zinaida Tscherdantzew, Darcy Coelho Vieira, Kie Yamamoto – que me perdoem se me estendo nessa nominata, mas não poderia deixar de registrar aqui essa gente destemida que se dispôs a encarar um imprevisto aguaceiro, proporcionando-me uma confraternização inesquecível.

5 comentários:

Helena Ortiz disse...

Querido Souza,
Quando a gente pensa que fez tudo direito, vem uma chuva e leva, literalmente, por água abaixo,qualquer esforço.Já me aconteceu muitas vezes. Mas 30 autógrafos, com muita chuva, já é uma vitória, não de mídia, que essa é volúvel, mas de afetos construídos.
Um grande abraço
Helena

www.integradaemarginal.blogspot.com

Anônimo disse...

Boa tarde, amigo JAlberto!
Parabéns pelo êxito em tua brilhante sessão de autógrafos. Tu mereces, pois continuas sendo aquela pessoa batalhadora, dinâmica e muito especial que tive a felicidade de conhecer há vários anos e partilhar de bons momentos contigo.
Um grande e sincero abraço, Paulo.

Cabeda disse...

Souza, considero essas sessões de autógrafos um suplício. Já vi autores dignos de atenção, mas "esquecidos" pela mídia, passarem pela humilhação de serem colocados ao lado de um político que autografava os seus discursos.O pobre autor atendia um que outro amigo ou parente, enquanto a fila de "admiradores" do político parecia o cordão dos puxa-sacos...
Parabéns pelo teu sucesso, muito merecido. Abraços

Moço da foto disse...

Oi tio zezinho...tudo bem com vocês???
Parabens mais uma vez pelo sucesso do lançamento do livro...já estou mandando esse link para meus contatos...
grande abraço..Sergio

Anônimo disse...

Grande Mestre José Alberto de Souza,

Você continua impossível. Parabéns mais uma vez pelos livros - estou lendo - e pela citação feita a meu respeito.
Livro é cultura e a sua traz à todos nós o incentivo a seguirmos sua vitoriosa filosofia.
Um grande abraço futuro Prefeito de Jaguarão

Edemar Annuseck
São Paulo - SP