domingo, 22 de maio de 2011

Estendidos no Varal em Floripa/SC

EM PÉ: Icléia, Sandra, J.Machado, Flávio, Jacqueline, Dulce, Valdeck, Márcio, Júnior e Raimundo; SENTADOS: Verônica, José, Fátima, Zuleide, Walnélia Corrêa Pederneiras, Vó Fia, Irineu, Santhiago e Maerki (O TIME DOS SONHOS).

Dia 13 de maio último, estive em Florianópolis-SC participando do lançamento do livro “Varal Antológico”, na Livraria Catarinense do Beiramar Shopping. Esta obra reunia 38 autores do site Varal do Brasil, editado em Genebra (Suíça) e organizado pela escritora Jacqueline Aisenman, Embaixatriz da Paz, que também ali se fez presente para autografar os títulos de sua autoria “Lata de Conserva” e “Poesia nos Bolsos”. Noite de congraçamento e encontro com os leitores que não se furtaram a atender o convite para comparecer e prestigiar esse brilhante evento de Santa Catarina.
Poetas, contistas, ensaístas, literatos em geral, marcaram seu ponto de representação de alguns estados brasileiros, a saber: BAHIA – Waldeck Almeida de Jesus (Jequié): CEARÁ – Raimundo Cândido Teixeira Filho (Crateús); MINAS GERAIS – Irineu Baroni (Belo Horizonte) e Maria Aparecida Felicori/Vó Fia (Nepomuceno); RIO GRANDE DO SUL – Icléa Inês Ruckhaber Schuwarzer (Gramado) e José Alberto de Souza (Porto Alegre); SANTA CATARINA – Dulce Claudino, J. Machado, Jacqueline Aisenman, Maria de Fátima Barreto Michels, Mário José Rodrigues, Rita de Oliveira Medeiros, Souza Júnior, Suyan de Mello, Thiago Santhiago, Verônica dos Santos Silva e Zuleide J. Coral (Laguna); Flávio Goulart Barreto, Luiz Carlos Amorim e Walnélia Corrêa Pederneiras (Florianópolis) e Sandra Helena Queiroz Silva (São José);
SÃO PAULO – Thiago Maerki (Guarulhos).
A capa do livro foi um dos pontos altos destacado pelos inúmeros apreciadores desta arte projetada a partir de fotografia colhida por Maria de Fátima Barreto Michels sobre um banco de pedreiro.
Na ocasião, distribui como brinde aos confrades antologistas “Lá pelas tantas”/ crônicas e “Para Não Dizerem Que Passei em Brancas Nuvens”/ contos, de minha autoria, tendo recebido retribuição de Dulce Claudino (“Vidas em Versos”) e Luiz Carlos Amorim (“Borboletas nos Jacatirões”).
Muito gratificante para mim foi receber abraços e cumprimentos do amigo Ernani de Moraes Kurtz e da sobrinha Hilda Terezinha de Souza Pacheco, esta acompanhada pelas filhas Isabele e Alicia, compartilhando comigo dessa imensa alegria.
Para dar uma idéia da afluência do público às dependências da Livraria Catarinense, recomendo ver a ampla cobertura fotográfica de Dulce Claudino: http://duinha-dulce.blogspot.com/2011/05/lancamento-livro-varal-antologico.html.
Abaixo transcrevemos a introdução do poeta catarinense Alcides Buss nesse "Varal Antológico:
IDADES DE SER FELIZ Se você tem quinze anos não esqueça: esta é a melhor idade! Dos 15 aos 30, tudo é ainda propício à felicidade. Ao fazer 40, pense nisto: cheguei à metade da vida mas tenho outra metade pela frente. Depois dos 40, leve em conta: o que importa é cada momento!

9 comentários:

Anônimo disse...

Tio
Foi uma satisfação prestigiar esse lançamento e poder cumprimentá-lo pessoalmente por sua merecida participação no livro. Foi um belo momento cultural. Beijos.
Hilda

Anônimo disse...

Caro escritor percebe-se o carinho
e a importância que você dedica aos eventos que favorecem a arte literária. Mais ainda nota-se aqui, o zêlo e o incentivo, para que todos sejam privilegiados e saiam muito animados desta festa da palavra.Parabéns pela matéria!Abraço fraternal da Fatima Michels/Laguna

Anônimo disse...

Saudações, José Alberto, poeta das águas doces, tudo bem?
Demorei um pouco a fazer contato, é que esperava sentar as emoções de ter ido tão longe , de ter conhecido tanta gente boa em terras que encantaram meus olhos cansados de ver tanto mandararu e xique-xique aqui no Ceará. Acabei de ler “Para não dizerem que passei em brancas nuvens” é um excelente livro de contos, textos leves em que a mente da gente flui fácil, leve e se emociona, parabéns, poeta das águas doce. E por falar em água, aproveitei a viagem a Florianópolis e fui a Porto Alegre, andei de barco pelo Rio Guaíba, indescritível, sensacional! Quando tiver mais tempo lerei seu livro de crônicas e volto a entrar em contato.
Um grande abraço, caro amigo!
Raimundo Candido
Crateús Ceará
rcandidofilho@ig.com.br

Anônimo disse...

Amigo Souza, cumprimentos por mais este galardão
Abraços, Cabeda.

Anônimo disse...

Meu caro Souza:
Esquivo-me de dizer que estás "de vento em pôpa", porque esse tipo de vento é o menos propício (o mais lento) para impulsionar as embarcacoes à vela. Na verdade, estás em "orca (essa palavra tem cedilha, que inexiste nos teclados de língua castelhana) máxima", que é o vento que proporciona maior rapidez às mesmas. Por isso, ouso dizer que estás voando sobre as tuas águas doces.
Ninguém te segura, guri! Cumprimentos pela tua participacao nesse evento catarinense, cujas belísimas fotos bem demonstram a sua magnitude.
Abraco imenso.
Marco Aurélio Vasconcellos

EMKURTZ disse...

Amigo Souza, como sempre e em todas as horas, surpreende pelas suas inumeras qualidades. Mas antes de tudo um AMIGO, querido por todos. sucesso sempre. abrs. EMKURTZ

Anônimo disse...

Parabens, José Alberto por tua participação no encontro em Santa Catarina, tua presença, certamente, foi marcante em meio a outros escritores e poetas.
Sempre há algo a acrescentar.
Continua firme em tua caminhada para a alegria de todos nós jaguarenses que muito nos honra de ter um conterrâneo trilhando o caminho das letras.
Um grande abraço. Hunder.

walnelia disse...

Querido amigo poeta José Alberto,tua presença na noite de Lançamento do Varal Antológico veio acrescentar harmonia e sabedoria para o evento.
Noite inesquecivel a começar pelos poetas todos abraçados felizes em confraternização...Realmente,uma linda Festa muito bem registrada aqui nas fotos publicadas no teu Blog.
Também quero te cumprimentar pelo maravilhoso,precioso Blog,mais uma etrela que brilha no caminho das Letras!Parabéns e muito obrigada pela oportunidade de estar aqui.
Abraço fraterno,
Walnélia Corrêa Pederneiras

Clarice Villac disse...

Estimado Poeta José Alberto,

estas fotos merecem estar na galeria que hoje ilustra a capa de seu 'Lá pelas tantas...', junto com as histórias que sugerem...

Continuo lendo seu livro de crônicas, e me afeiçoando aos personagens, experimentando os tempos narrados...

Afetividade, companheirismo, filosofia de vida fraterna e igualitária... são os perfumes que exala...

Parabéns por tudo, e continue sua trajetória de sabedoria, literatura e encantamento !