segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Família Maia vai se reunir em Jaguarão

Excepcionalmente, transcrevo a seguir texto de autoria do Engº. Nelson Casarotto Filho, colega aposentado do BRDE em Florianópolis-SC, com a biografia de seu bisavô Coronel Agilberto Atílio Maia, um dos jaguarenses que participou da fundação do município de Guaporé-RS.

A história de Agilberto Atílio Maia deve ser iniciada por Jaguarão, pois de lá é originária a família Maia. Esse nosso bisavô nasceu em 1877, filho de José Luiz Maia e Gertrudes Passos Maia, que tiveram na sequencia Rosalvo, Eloi, Agilberto, Comba (Querida), Manoel, José (Zeca) e Alda.

Agilberto iniciou sua atividade no Exército em 1893, indo até 1899 e sendo depois agricultor. Ainda moço foi para Guaporé, saindo de Jaguarão em 1903 para assessorar o então intendente de Guaporé Vespasiano Rodrigues Corrês, seu compadre e primo de sua mulher Maria Carolina Rodrigues Maia. Estabeleceu-se ali para ocupar o Notariado e Registro Geral.

Em 1905, passou a exercer os cargos de Secretário e Tesoureiro do Município, nos quais permaneceu até 1912, quando foi eleito intendente. Foi reeleito outras duas vezes, completando 12 anos nessa função e promovendo enorme desenvolvimento ao município.

Em 1925, foi nomeado Oficial do Registro Geral de Imóveis e, em 1928, foi novamente sagrado intendente com o voto dos correligionários. Depois foi nomeado prefeito, já no governo Getúlio Vargas. Além disso, exerceu o cargo de Delegado de Polícia.

A "descoberta" do oeste catarinense passa pelo nome dos Maia. Segundo Walter Fernando Piazza, em "A Colonização de Santa Catarina" (BRDE, 1982), "a 18 de setembro de 1918, com um capital de Rs. 100.000$000, Agilberto Maia, Manoel Passos Maia e Ernesto Bertaso, com participações iguais, fundaram a firma Maia, Bertaso & Cia., que perduraria até 21 de novembro de 1923". Havia grande amizade entre os sócios, sendo que Agilberto e Ernesto eram compadres. Após a dissolução da sociedade, essa empresa que "fundou" Chapecó-SC passou para Ernesto Bertaso. Agilberto continou como intendente em Guaporé até 1937.

Com Maria Carolina Maia, teve 11 filhos: José Domingos, Herondina, Nayr, Luiz, Vespasiano, Olga, Ary, Agilberto, Ildefonso, Ariosto e Álvaro, todos falecidos.

Na vida política, pertenceu ao Partido Republicano Riograndense, pelo qual em 1893 pegou em armas aos 17 anos. O Coronel Agilberto faleceu em 1948 e dá nome a Rua e Colégio, tendo seu busto na praça principal de Guaporé. A família doou para o município sua casa, onde hoje funciona o museu da cidade.

Em 2006, seus descendentes (202 na época) se reuniram em Guaporé e acertaram, sem data definida, que o próximo encontro da família deverá ocorrer em Jaguarão.

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom.
Vou passar para a famila para incentivar a nova reuniao.
Casarotto

Anônimo disse...

qdo vai ser a reuniao, gostaria de ir, sou neto de alda mais.
paulo dal Pont

Anônimo disse...

desculpe, neto de Alda Maia e Justino Silva, a unica filha da alda, Maria Amélia esta viva ainda.

Nelson Casarotto Filho disse...

Oi, jose.
Esse meu parente, em funcao do teu blog, me ligou de uberlandia.
Vai longe.

José Ivan Maia - falecomivanmaia@hotmail.com disse...

Sou da família Maia de Bom Retiro do Sul/RS. Será que temos parentesco? Meu avô chamava-se Adolfo Rodrigues Maia e avó: Norma Ita Maia.