domingo, 18 de dezembro de 2011

Como me tornei projeto em Valinhos

Ao abrir minha caixa postal na noite de ontem, deparei-me com uma mensagem cujo assunto me despertou bastante a curiosidade – Projeto José Alberto de Souza. Tratava-se de um link do portal “Projeto Letras e Artes Horácio 2011” (http://projetoletrasearteshoracio2011.wordpress.com/2011/12/17/projeto-jose-alberto-de-souza/#comment-162), que reúne criações literárias e artísticas dos alunos dos 7ºs anos de 2011, do Ensino Fundamental da EMEB Horácio de Salles Cunha, em Valinhos, SP, sob a coordenação das professoras Clarice Villac, de Língua Portuguesa, e Leila Rangel, de Artes.
O projeto consistiu em sortear entre os alunos do 7º. Ano B os dois livros de minha autoria que enviei para a Escola, onde cada um deles, após a leitura dos mesmos, deveria apontar o texto que mais lhe agradou a ser lido para toda classe comentar a respeito e assim sucessivamente procedendo-se novos sorteios, os quais resultaram numa atividade bastante envolvente e motivadora de trabalhos bem elaborados.
A Profª. Clarice Villac que muito me honra com sua presença em meu círculo de amizades virtuais, notadamente como seguidora deste nosso modesto blog, atuou como revisora da coletânea “Varal Antológico”, organizada pela escritora Jacqueline Bulos Aisenman, natural de Laguna-SC e residente em Genebra (Suiça), e teve a generosidade de comunicar a Jacque sua apreciação sobre o “Velho Chateau Daqueles Rapazes de Antigamente”, com o qual participei daquela obra, opinião que me foi transmitida em 14,02.2011 pela ilustre lagunense. Através de rastreamento na Internet, acabei descobrindo o endereço eletrônico da Profª. Clarice e assim agradeci sua atenção.
Logo depois, resolvi lhe enviar “Lá Pelas Tantas” e “Para Não Dizerem Que Passei em Brancas Nuvens”, títulos de minha autoria. Desta forma, fiquei conhecendo a moça idealista com notável atuação nas áreas pedagógicas e ambientais, uma persistente semeadora de valores humanísticos em sua comunidade, como pude constatar não só através de “Cantinho Literário” e “Ponto de Luz”, portais que edita com brilhantismo na Internet, como também das virtuosas atividades que vem desenvolvendo em sua Escola.
Palavra que não esperava essa tremenda repercussão alcançada junto a um jovem público que me analisa detidamente e externa espontaneamente seus qualificados comentários. Impressionou-me sobremaneira o entusiasmo com que levaram a cabo suas tarefas, fruto do carinho e paciência com que são orientados para futuramente exercerem com dignidade a sua cidadania. As duas mestras, Clarice e Leila, são bem uma mostra da abnegação dessa briosa classe dos educadores, ainda não suficientemente valorizada em nosso país.
A utilização da ferramenta informática em sala de aula demonstra bem a importância da interatividade entre professores e alunos que assim podem trocar idéias e enriquecer conteúdos didáticos, estabelecendo bases sólidas para um melhor rendimento através de um aprendizado rico de saber humanístico.

26 comentários:

Clarice Villac disse...

Amigo José Alberto, agradecemos as oportunidades de bons momentos e reflexões que nos proporcionou !

Jeferson Santos Cirico disse...

“Um Compromisso para o Natal”

Escolhi esse texto porque ele é muito emocionante e tem um final feliz, eu achei esse texto muito comovente. E aprendi que nunca devemos desistir.

João Vitor Romão da Cruz disse...

“Um Compromisso para o Natal”

Eu escolhi esse texto porque foi ele que mexeu com minha mente e meu coração, a minha opinião sobre esse texto é boa porque eu aprendi que uma conversa com uma pessoa pode mudar as outras pessoas.
A mensagem que esse texto me trouxe é quando estiver aflito converse com alguém, isso pode tirar essa aflição.

Stefani Inara Ferreira da Silva disse...

“Um Compromisso para o Natal”

A minha opinião sobre esse texto é que ele é bem legal e interessante, mas não é só isso, ele também fala sobre ajudar os outros e isso é muito gratificante.
A mensagem que este texto me trouxe é que devemos ajudar os outros, mesmo não falando o seu idioma ou o conhecendo .

Stefani Sheslem disse...

“Fada-Esfinge”

A minha opinião sobre esse texto é muito boa porque no texto parece que surge uma dúvida ou um advinha no final do texto.
A mensagem que ele me trouxe é que na vida você pode passar por vários lugares, mas, apenas um que nos marca.

Karen Brito Nunes disse...

“Um Compromisso para o Natal”

A minha opinião sobre o texto é que ele nos mostra o que é real e que pode nos acontecer, e isso o torna ótimo, o torna cada vez mais real enquanto estamos lendo.
A mensagem que ele me trouxe é que na vida tudo pode nos acontecer, mesmo que o acontecido seja bom ou ruim. Mas nunca devemos desistir de tudo porque algo na vida nos atrapalhou, e devemos ver nesse acontecido um aviso para continuarmos, mesmo que seja com dificuldade, e assim quando estiver lá no futuro, vai poder olhar para trás e dizer que valeu a pena erguer a cabeça e não desistir.

Murilo Augusto Machado disse...

O nome do texto é: “Da Argentina Córdoba para Porto Alegre”, por isso eu escolhi esse texto, porque ele é muito legal e conta a história de um jornalista que publicou uma revista. E esse texto me trouxe uma grande mensagem, que as amizades nos ajudam e também nos prejudicam.

Tayla de Campos Calefi disse...

“Um Compromisso para o Natal”

A minha opinião sobre esse texto é que eu achei muito legal o autor usar palavras de outra língua para pôr em seu texto, o texto muito bem elaborado com suas ideias bem criativas, e que traz muita emoção quando você está lendo.
Esse texto me trouxe uma mensagem: que tudo e todos nessa vida temos um compromisso e que o mais lindo é o Natal.

Polyana Silva dos Santos disse...

Seu José Alberto de Souza,

O senhor é um excelente escritor! Não só por escrever lindas histórias, mas também por fazer-nos perceber, que tudo aquilo que imaginamos e criamos quando é exposto a todos, torna-se um monumento, ou algo que devemos nos espelhar a vida toda. Eu hoje sou uma aprendiz, e me espelho nas suas maravilhosas artes, espero que o senhor se espelhe também nessas minhas poucas palavras...

Flávio Wellington da Silva disse...

“Uma Caixa de Bom Tamanho”

Escolhi esse texto, porque é a história do homem que transforma sua bicicleta em seu meio de serviço que era amolador de facas, isso foi o que me tocou. Eu achei que o José Alberto foi muito esperto porque a história parecia verdadeira.
E a mensagem que me trouxe é que devemos nos esforçar seja o trabalho que for, que devemos dar o máximo de nós mesmos.

José Eduardo de Almeida Rodrigues disse...

A crônica que eu escolhi chama-se “Da Insônia à Insânia”, porque o título da crônica me interessou, e dizem que cada pessoa tem um jeito diferente de escolher coisas para ler, e o jeito que prefiro é quando o título parece ser interessante, e eu acabei escolhendo esta crônica. Uma mensagem que esta crônica me trouxe foi: Até mesmo na mais perturbadora insônia podemos nos divertir com apenas um livro em mãos, e a imaginação totalmente aberta.
A minha opinião sobre a crônica é que é muito bem escrita e o jeito dela é como se eu estivesse vivendo aquela história, tem uma riqueza enorme de detalhes, eu adorei. E às vezes quando não consigo dormir eu pego um caderno que tenho cheio de histórias que eu mesmo inventei, e eu fiz esse caderno quando tinha cinco anos .

Bruno Mota dos Santos disse...

“E deixamos de ser amigos virtuais”

Eu escolhi esse texto porque o título me chamou atenção, resolvi ler e adorei.
Minha opinião sobre esse texto é que sementes podem ser alguma coisa em sua vida, tornam um lugar sem nada para uma floresta, ajudam muito o meio ambiente, e o mais importante é fazer novos amigos ali, mas há um problema, que eles são virtuais.
A mensagem que esse texto me trouxe foi que por mais que tenhamos curiosidade sobre as coisas, devemos nos controlar, um dia o resultado daquilo tudo irá crescer e foi isso que aconteceu.

Glebson José Santos da Silva disse...

“Um Compromisso para o Natal”

O texto está ótimo, mas ainda estou em dúvida se o senhor tirou o texto da mente (inventou) ou é baseado em fatos reais, mesmo assim gostei muito.
O texto me trouxe a mensagem de que às vezes nós recebemos ajuda de onde menos esperamos.
Se o mundo te deixar triste, não ligue, seja você mesmo e continue o ótimo trabalho !

Lucas da Silva Brolezi disse...

“Um Caminhão Marca Ford em Mau Estado”

Escolhi este texto porque eu gosto muito de caminhão, não só da marca Ford.
Gostei muito da frase: “Lamento mis camisas viejas, aquel reloj redondo del abuelo y um sueño inquietante que entregó su mistério.”

Wytor Bruno Leal da Costa disse...

“Desvio de Rota”

Eu escolhi este texto porque fala de um ‘desvio de rota’ interessante.
A minha opinião sobre o texto é que ele está bom, porque é uma grande história de um ‘desvio de rota’.
A mensagem que me trouxe foi: se você estiver fazendo uma coisa e você mudar o jeito, você pode se dar mal.


“Um Compromisso para o Natal”

Eu escolhi este texto porque é muito interessante, e já está no fim do ano, eu achei que seria bom ler este texto.
A minha opinião sobre o texto é que ele é ótimo, é uma história longa, e conta muito da conversa que ‘o velho coronel e o espanhol’ estavam falando.
A mensagem é que seja gentil com as pessoas que você não conhece, ou eles acham que você é mal educado.

Flávio Doering Júnior disse...

“Um Compromisso para o Natal”

Olá senhor José Alberto, eu sou Flávio Doering Jr. e eu estudo na escola “Emeb Horácio de Salles Cunha”, a qual o senhor nos presenteou com dois livros.
Eu li um e gostei muito. A nossa professora de Português, a Clarice, pediu para escolher um texto que gostou e fazer um trabalho. E o texto que eu escolhi foi: “Um Compromisso para o Natal”. Escolhi esse porque a nossa professora de Português leu o texto para toda a classe, porque o nosso colega de classe, o Jeferson, o escolheu e eu achei muito legal da parte dele, e escolhi também.
A minha opinião do texto foi: ele foi muito bem escrito, conta uma história linda e do jeito que o senhor expressa o texto, parece que aconteceu mesmo e eu gostei muito.
Em todos os nossos trabalhos a professora pede para que a gente crie uma mensagem que o texto nos trouxe. E a minha foi: A vida não é inútil, mas o que você pensa sim. Eu escrevi essa mensagem sobre o personagem Rafael do texto, e ele fala que era inútil, mas o general o convenceu que ele não era inútil.
Muito obrigado senhor José Alberto por esses dois livros que o senhor nos presenteou, que o senhor tenha muitos anos pela frente para escrever mais livros e que Deus esteja com o senhor.

Anônimo disse...

Caro escritor José Alberto acredito que o ensino fundamental da escola Horácio de Salles Cunha, em Valinhos, SP, sob a coordenação das professoras Clarice Villac, de Língua Portuguesa, e Leila Rangel, de Artes traz um excelente exemplo de como conduzir os adolescentes para a arte literária. Estão todos de parabéns e nós leitores sentimos muita alegria em compartilhar. Abraço grande da Fatima Michels - Laguna (SC)

Clarice Villac disse...

A alegria destes encontros é grande !

:~)

Clarice Villac disse...

Amigo José Alberto,
que coisa boa, estamos todos bem contentes ! O senhor, eu, e os alunos quando virem seu comentário tão bacana, e da Amiga Fátima e de todos os outros que deixaram suas impressões lá pra eles !
Com alegria, e entusiasmo, os encontros desta vida se amplificam !
Acabo de ler sua postagem no blog das Águas Doces, fiquei emocionada, pela segunda vez hoje, a primeira foi ao ler seu recado no blog dos alunos.
Com certeza eles vão gostar muito de saber o modo como nasceu o conto "Um Compromisso para o Natal", assim com o senhor juntando as partes, o modo que o senhor explicou ficou bem mágico mesmo !
E assim, vamos levando essa tocha da alegria e força do ler e escrever com capricho e empenho !
Estou feliz, Boa noite, Poeta José Alberto !

Cabeda disse...

Parabéns, amigo Souza.
Confirma-se o refrão:
Ninguém é profeta em sua terra!

Hunder Everto Corrêa disse...

Parabens pelo teu desppertar em outros rincões.
Com isto confirmas o nome de tua obra,
"Para não dizerem que passei em brancas nuvens".
Um abraço, Hunder.

EDEMAR ANNUSECK disse...

Grande Mestre José Alberto de Souza,
Tudo começa a se encaixar. Logo você terá mesmo que ser indicado para a Academia Brasileira de Letras. Seus textos, seu talento, suas histórias, suas poesias estão sendo conhecidos pelo mundo afora.

Parabéns

Edemar Annuseck
Seu amigo real desde 2009
São Paulo - SP

Anônimo disse...

Poeta das águas doces, alegro-me em ver sua arte servindo de instrumento para essa juventude que necessita de orientação e valores. Fico mais contente ainda por fazer parte deste seu belíssimo círculo de amigos! Um grande abraço e Felicidades neste fim de ano!
Raimundo Candido

Analva Passos disse...

Maravilha! Parabéns!

Anônimo disse...

Belo projeto Tio,maravilhoso trabalho fizeram esses jovens. Parabéns ao 7º ano e suas brilhantes professoras Clarice e Leila. E continue produzindo, sua obra tem qualidade e precisa seguir inspirando idéias ilumindas como essa. Beijos.
Hilda

Glênio Reis disse...

OI, JSOUZA.
QUE BELA DISTINÇÃO RECEBES MEU AMIGO!
SEMPRE SOUBE QUE TINHAS CAFÉ NO BULE PARA ENDEREÇAR TEUS TEXTOS DE FORMA DIVERSIFICADA, ABRANGENDO OS MAIS DIFERENTES ASSUNTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E ARTÍSTICOS DE NOSSA GENTE.
O RECONHECIMENTO CHEGA VIA VALINHOS/SÃO PAULO.
ME ORGULHA MUITO SABER SER TEU AMIGO E ADMIRADOR.
UM FELIZ NATAL E ANO NOVO RESPLANDECENTE DE SAÚDE E FELICIDADE JUNTO AOS SEUS.
GREIS, AS FILHAS ELLEN, ROSY E NETA CAROLINA.