quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O Campeonato Farroupilha de Futebol



Todos os dados aqui apresentados nos foram fornecidos, com espantosa riqueza de detalhes, pelo Sr. Douglas Marcelo Rambor, notável pesquisador do futebol sul-riograndense.

Comemorando o centenário da Revolução Farroupilha em 1935, a Federação Rio Grandense de Desportos (atual F.R.G.F.) resolveu denominar o certame gaúcho de futebol daquele ano como Campeonato Farroupilha.  Esta competição abrangeu 6 zonais, compreendendo 15 regiões, nas quais foram inscritas 34 agremiações representando 29 Ligas municipais. Teve início em 30 de junho, findando a 27 de outubro da referida temporada.

Zonal Centro

1ª. Região – representada pelo Campeão Metropolitano de Porto Alegre (Grêmio F.B.P.A.)
2ª. Região – participaram S.C. Juventude e G.S. Flamengo (Caxias do Sul) e F.B.C. Montenegro, saindo campeã a primeira das referidas agremiações.
3ª. Região – participaram S.C. Nacional e G.S. Leopoldense (São Leopoldo), S.C. Taquarense e G. Ferroviário (Taquara) e S.C. Brasil (Canoas), saindo campeão o primeiro dos referidos.
No confronto entre os vencedores da 2ª. e 3ª. Regiões, saiu vitorioso o S.C. Juventude (6x0), habilitando-se a enfrentar o Grêmio F.B.P.A. na final, sagrando-se este (6x2) Campeão desta Zonal.

Zonal Noroeste

4ª. Região – representada pelo Campeão Citadino de Novo Hamburgo (S.C. Novo Hamburgo)
5ª. Região – participaram F.B.C. Santa Cruz (Santa Cruz do Sul), Couto F.B.C. e América F.B.C. (Rio Pardo), sendo vencedora regional a primeira destas agremiações.
6ª. Região – participaram S.C. Brasil e S.C. Guarani (Minas de São Jerônimo) e C.S. Lajeadense (Lajeado), em que saiu o primeiro dos referidos como vencedor da região.
Os primeiro colocados da 5ª. e 6
ª Regiões disputaram entre si e o S.C. Brasil (3x1) teve a primazia para decidir com o S.C. Novo Hamburgo, pelo qual foi vencido (8x2) na final da Zonal.

Zonal Serra

7ª. Região – Disputaram Riograndense F.B.C. (Santa Maria) e Tamandaré A.C. (Cachoeira do Sul), saindo vencedor o primeiro.
8ª. Região – G. Riograndense F.B.C. (Cruz Alta), Riograndense F.B.C. (Passo Fundo), G.A. Glória (Carazinho) e 19 de Outubro (Ijuí), o primeiro dos quais vencedor dessa região.
Na final zonal entre os vencedores dessas regiões, sagrou-se Campeão da Serra o Riograndense F.B.C., de Santa Maria, que derrotou (6x2) o seu homônimo de Cruz Alta.

Zonal Sul

9ª. Região – Disputaram G.S. Duque de Caxias (Dom Pedrito) e G.S. Militar (São Gabriel), o primeiro somando mais pontos.
10ª Região – Também com dois participantes, Guarani F.B.C. (Bagé) e G.S. General Osório (Jaguarão), confronto decidido a favor do primeiro.
O Guarani F.B.C. obteve a conquista do certame desta Zonal (6x1) no embate entre vitoriosos regionais. 

Zonal Litoral

11ª. Região – Com dois participantes, G.A. 9º Regimento de Infantaria (Pelotas) e S.C. São Paulo (Rio Grande), vencida pelo primeiro. 
12ª. Região – representada pelo Campeão Citadino de Santa Vitória do Palmar (S.C. Rio Branco).
Na final zonal entre os representantes dessas regiões, vencendo seu oponente por 6 a 4, o G.A. 9ª Regimento de Infantaria trouxe para si a decisão dessa fase.

Zonal Fronteira

13ª. Região – decidida entre dois homônimos S.C. 14 de Julho (de Itaqui e São Borja) a favor do primeiro.
14ª. Região – representada pelo Campeão Citadino de Uruguaiana (Operário F.B.C.)
15ª Região – vencida pelo G.F.B. Santanense (Santana do Livramento) que derrotou (3x0) a equipe do Militar (Quarai).
Operário F.B.C. (14ª. Região) passou (4x0) por S.C. 14 de Julho (13ª. Região), porém, foi batido, pelo mesmo escore, diante do G.F.B. Santanense.

Em classificatórias à Fase Final, aconteceram os seguintes cotejos de campeões zonais:
Fronteira/Serra – G.F.B. Santanense 3 x Riograndense F.B.C. 1
Nordeste/Litoral – S.C. Novo Hamburgo 8 x Guarani F.B.C. 3

Classificados os representantes da Fronteira e do Nordeste, ocorreram as semi-finais:
Grêmio F.B.P.A. 6 x G.F.B. Santanense 0 e G.A. 9º Reg.de Infantaria 3 x S.C. Novo Hamburgo 2.

Prepararam-se assim os palcos para as grandes finais de Pelotas e Porto Alegre, vencidas respectivamente por Grêmio F.B.P.A. (1x3) e G.A. 9º R.I. (0x3), o que levou a mais um jogo para desempatar.

E às 16 horas do dia 27 de Outubro de 1935, as duas equipes voltaram a se defrontar na Chácara dos Eucaliptos, diante de um público de aproximadamente 15.000 pessoas, com a arbitragem do Sr. Manoel Silva, desta vez o placar acusando o triunfo da equipe de Pelotas por 2 tentos a 1, gols assinalados  Cardeal a 1’ e Cerrito aos 18’ e por Russinho (Grêmio) aos 35’ do primeiro tempo, alinhando as equipes da seguinte forma:
Grêmio Foot Ball Porto Alegrense: Chico, Dario e Gonzaga; Jorge, Mascarenhas e Sardinha II; Lacy (Artigas), Russinho, Veronese (Torelly), Foguinho e Divino

Grêmio Atlético 9º Regimento de Infantaria: Brandão, Jorge e Chico Fuleiro; Ruy (Folhinha), Itararé e Celistro; Birilão, Bichinho (Coruja), Cerrito, Cardeal e Gasolina. 





Assim o G.A. 9º Regimento de Infantaria, fundado em 26 de abril de 1926. veio a ser considerado “Campeão por 100 anos” e, em razão de decreto assinado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, em 1941, que proibia as unidades militares emprestar o seu nome a associações civis, surge o Grêmio Atlético Farroupilha, denominação adotada em referência ao principal título de sua história.

6 comentários:

Marco Aurélio Vasconcellos disse...

Credo! Essa pequisa saiu do fundo do baú. Muito bom.
Abraços.

Anônimo disse...

Poeta José Alberto de Souza,do futebol do Rio Grande do Sul sou admirador, inconteste,de Everaldo na saudosa seleção da década 70, Falcão do Internacional e Ronaldinho Gaucho do Grêmio.Dos atletas das letras admiro o inexquecível poeta Quintana e um craque fronteiriço em Jaguarão do Sul.
Raimundo Candido

Anônimo disse...

Muito bom, caro amigo,
ate já repercutiu tendo comentarios de leitores, que legal.
Att; Douglas.

Anônimo disse...

Meu caro José Albero,
Muito interessante o trabalho do seu amigo, relativo ao Campeonato Farroupilha de Futebol. Continuo insistindo que o treinador do 9ºRI foi o Corbiniano de Andrade {Castelhano}, de quem já lhe falei e não o Teté. Como o meu prezadíssimo conterrâneo é minucioso e gosta das coisas certinhas, seria de bom alvitre que pesquisasse aa respeito. Um grande abraço. Alcides

JASouza. disse...

Quem somos nós para contestar essa "lenda viva do futebol gaúcho"
Alcides Moraes, o goleiraço da nossa seleção em 1941? Em sua atenção, nos colocamos em campo e descobrimos esse depoimento:

"Sargento Nestor Corbiniano de Andrade (Castelhano) – Serviu no Regimento desde 1923 e foi sócio fundador do G. A. 9º R. I. Esforçou-se trabalhando incansávelmente pelo seu clube, sendo um dos principais fatores de suas glórias esportivas. Técnico do clube, teve nesta função se coberto de louros, principalmente por ocasião do campeonato farroupilha no qual demonstrou sua capacidade de disciplinador e coach. Era grandemente apreciado pelo seus superiores, camaradas e subordinados".

Anônimo disse...

Valeu! Nasci 4 anos depois, o que me impediu de testemunhar esse certame. Graças, porém, aos esforços e dedicação do amigo, faço-me conhecedor de tão importante acontecimento. Obrigado e forte abraço. Vilarino Wolff