segunda-feira, 12 de agosto de 2013

TAQUARAS QUE LEVANTAM NOSSO VARAL


O poeta Prof. Raimundo Cândido Teixeira Filho, de Crateús-CE, intimou-me a escudar junto com ele o folder do evento na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Então me dei conta que naquele instante estávamos estendendo um Varal literário entre extremos do nosso país, assim como o fizeram mais 43 escritores representando 23 cidades de 11 estados brasileiros, afora representantes do Exterior (Angola, França, Suécia e Suiça). Na ocasião, ocorria  uma sequência do lançamento do Varal Antológico III, realizado no mês de maio,  em Genebra/Suiça, com grande comparecimento de autores nacionais.

Anteriormente, já havíamos participado como co-autores da primeira edição dessa antologia e agora tornávamos a reencontrar velhos parceiros como  Flávio Goulart Barreto, Jacqueline Aisenman, Luiz Carlos Amorim, Maria de Fátima Barreto Michels, Rita de Oliveira Medeiros e Walnélia Corrêa Pederneiras. Além de conhecer as novas caras de Arlete Trentini dos Santos, Cesar Soares Farias, Gustavo Gottfried Barreto, Joana Rolim, Julio Cesar Bridon, Maria (Nilza) Campos Lepre, Pedro Antônio Corrêa, Sandra Nascimento e Thiago Furtado (Valdivaldi). Saliente-se a excelente organização sob a batuta de Zuleida Martins Rosa.

A nossa patronesse Jacqueline Aisenman, mentora deste “Literário Sem Frescura”, que reside há mais de 15 anos em Genebra/Suiça, em sua fala de apresentação do Varal III, ressaltou o interesse que tem observado na Europa pelo estudo da língua e literatura dos países de língua portuguesa. Um trabalho profícuo que vem sendo desenvolvido a fim de dar maior visibilidade aos autores que colaboram na revista eletrônica que é distribuída virtualmente nas mais diversas regiões do planeta. Sem dúvida um mercado potencial a ser explorado por todos aqueles que buscam a profissionalização na escrita.

Na oportunidade, os co-autores foram convocados a proceder distribuição gratuita dos exemplares dessa antologia a todos convidados ali presentes. Também foram colocados à disposição do público vários títulos de autoria dos companheiros “varalistas”, aos quais oferecemos “Minha Fachada Predileta” como lembrança deste nosso encontro. Em retribuição, fomos brindados com “O Grande Pajé” (Cesar Soares Farias), “O Último Gerente” (Izabel Pavesi), “Sentimentos Confiscados” (Jacqueline Aisenman), “O Sensual de Uma Forma Só Nossa” (Joana Rolim) e “Cratheús – Verso e Prosa” (Raimundo Cândido).

Com muita satisfação, registrei a presença de Hilda Terezinha Souza Pacheco, Ana Maria e Cláudio Dornelles, e Pedro Kaul Teixeira, meus convidados, os quais me deram imensa alegria ao comparecerem nessa festa transcorrida em 2 de agosto último. 

10 comentários:

Academia de Letras de Crateús - ALC disse...

Caríssimo Poeta da Águas Doces do longínquo Jaguarão, uma cidade que só ouço falar, mas que já mora em meu coração! O elo entre Jaguarão do Sul e Crateús, no estremo oeste do Ceará, foi novamente reforçado pelo nosso encontro em Florianópolis, na bela festa do lançamento da coletênea do Varal Antológico III. Permita-me dizer, amigo José Alberto de Souza, TENHO-O COMO UM IRMÃO! Um honrado cidadão de talento nas letras que honro-me de apertar a mão, e um dia, se Deus me permitir, o visitarei aí, no Rio Grande do Sul. Um grande abraço, irmão!
Raimundo Cândido

EDEMAR ANNUSECK disse...

Que Beleza Grande Mestre José Alberto de Souza. Só faz quem sabe e vc sabe tudo e um pouco mais. Vou aprendendo cada vez mais acompanhando seu investimento na cultura e literatura.
Parabéns

Edemar Annuseck
Curitiba - PR

RITA OLIVEIRA disse...

Querido amigo, foi um prazer reencontrá-lo e ao Raimundo. Esta maravilhosa idéia da Jacque, que possibilitou um intercâmbio entre pessoas que dificilmente se encontrariam!Forte abraço, que o nosso adorado Pai continue te abençoando sempre! Abração!

Anônimo disse...

Tive a honra de prestigiar mais um lançamento do Varal Antológico onde meu tio Zézinho participa como co-autor. Parabenizo a todos envolvidos nesse trabalho por nos brindarem com cultura de qualidade, páginas recheadas de vida e sentimentos.E que venham os próximos lançamentos com a sua contribuição tio Zèzinho, estarei lá.Beijos.
Hilda Pacheco

Clarice Villac disse...

Estimado Amigo José Alberto,

é grande a alegria de vê-lo alegre e abrilhantando essa festa literária, agregando seu talento à publicação e abraçando os amigos !

Parabéns, e Felicidades, sempre !

Anônimo disse...

Sempre ativo, hein, Souza?
Esse guri vai longe!
Abç
Marco

Luiz Carlos Amorim disse...

Meu grande poeta das Águas Doces, foi um prazer encontrá-lo na festa do Varal do Brasil. E agradeço mais uma vez pelo livro, cuja leitura foi uma delicia.
Grande abraço do Amorim

Anônimo disse...

Caro ZéAlberto bom dia!
Ótima, a sua matéria! Curto muito divulgar. Foi o que fiz há pouco colocando o link da sua reportagem no meu facebook. Parabéns e obrigada pela multiplicação do que a Jacqueline sonha e realizamos todos juntos. Bjs.Fatima

Zuleida Martins Rosa disse...

Foi uma delícia participar deste encontro literário. Conhecer pessoas maravilhosas, que transbordam o papel de emoções.
Abraços
Zuleida

Anônimo disse...

Gostei muito ter te conhecido.
Adorei teu livro “Minha fachada Predileta”.
Sinto-me honrada em ter sido co-autora do livro “Varal Antológico 3” juntamente com você.
Espero não perder teu contato.
Foi uma noite maravilhosa.
Gostei do teu site.

Maria Nilza