segunda-feira, 27 de junho de 2016

INSPIRAÇÔES PARA UMA HIPÓTESE EMPÍRICA

“Mas enfim, eu vivo sob uma regra: se eu estou incomodando os conservadores, então estou no caminho certo.” (Felipe Neto)

Há pouco, tomei conhecimento da curiosidade matemática sobre o “número mágico” nove, constatando que a soma dos algarismos de todos seus múltiplos sempre resulta em nove. No caso do presente ano (9x226=2016, múltiplo de nove), a soma de seus algarismos 2+0+1+6=9, assim como 2007 e 2025. Porém, 9x222=1998, cujos algarismos somados 1+9+9+8=27 e, considerando parâmetros lógicos, 2+7=9. Em função desses resultados, a numerologia indicava padrões a serem adotados para um melhor desempenho pessoal. Então, lembrei-me da teoria dos biorritmos (físico, emocional e intelectual), a qual me levava a uma alucinatória hipótese sobre ciclos de euforia e depressão, alternando-se sucessivamente de nove em nove anos, em que as curvas cruzariam a linha neutra (ponto crítico) justamente naqueles anos “noveno-múltiplos”.
Teríamos pois de 0 a 9 (euforia), de 9 a 18 (depressão), de 18 a 27 (euforia) e assim por diante até 2007 a 2016 (depressão) em que se cruzaria a linha neutra para atingir de 2016 a 2025 um período eufórico. Confesso que não cheguei a verificar a validade dessa minha teoria, deixando aos especialistas a tarefa de contestá-la ou não. Será que esses múltiplos de nove não representam pontos críticos? Já está mais do que na hora de cessarem essas contínuas catástrofes neste nosso mundo tão sofrido e maltratado para que se recomponha o equilíbrio entre Humanidade e Natureza. Afinal estão ai 12 milhões de desempregados só em nosso país e 65 milhões de refugiados buscando asilo em todo mundo, motivo mais do que suficiente para que se pense em soluções para essa tremenda crise global. Para tanto, há que se erradicar a ganância dos poderosos, restaurar a ética nos negócios e respeitar a dignidade dos mais humildes.

“Há escritores que escrevem literatura. Outros só conseguem escrever palavras.”
Raymanod Chandler

Muito me sensibilizaram as mensagens recebidas da querida colega Kie Yamamoto e do “Garoeiro” Jeferson Barbosa da Silva que assim se manifestaram:
- Caro Amigo, Tenho sentido a ausência de novas postagens. Espero que o amigo esteja em boa saúde. Apenas um pouco indolente para novas criações, certamente. Grande abraço, Kie.
- Caríssimo JASouza, Estamos saudosos de sua presença sempre exemplar e atuante no Blog Poeta das Águas Doces, que não pode continuar parado em dezembro de 2015. Por favor, volte, com boas novas! Abraço, Garoeiro.
Este ainda me brindou com um primoroso texto intitulado ALVISSARAS:
Caríssimo JASouza,  Ah, que bom que você respondeu, mostrando e explicando que, apesar do inferno que nos impuseram, estamos vivos!
Preciso esclarecer a você esta verdade que infelizmente deixa passar, despercebida: nós, escritores brasileiros, militantes da História e da Cultura, somos a derradeira vanguarda com que o futuro conta!
José Alberto, poeta das águas doces, desse sul transbrasileiro de que Jaguarão é capital, você é alguém muto especial, obra prima, nas militâncias derradeiras da resistência contra a mediocridade e o Nada!
O Nada nem cansa nem pára de abocanhar tudo o que fizemos e sonhamos, fazendo esse país algo razoável, como historicamente pudemos sentir, nos últimos anos.
Agora, sofrendo esta enorme, gigantesca bocada do Nada, realmente, dá vontade de parar, dizer chega, sumir.
Mas, não! Cada crônica sua, cada poema,no Blog, ou na Confraria dos Poetas de Jaguarão, no Varal, da guerreira Jacqueline, aqui, no Garoeiro, em qualquer espaço real ou virtual, é um golpe contra o avassalador ataque da mediocridade e do nada!
Por favor: não pare! Resista! Escreva! Persevere!
Ousar lutar, ousar vencer!
Grande e emocionado abraço, Garoeiro.

Devo dizer que tais palavras me lembraram para ilustrar esta matéria com a conhecida frase de Martin Luther King Jr.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que bom que o amigo já “está na área”!
Grande abraço.
Kie

Anônimo disse...

Aproveita o embalo, Souza, e retoma tuas postagens regularmente
Abraços
Cabeda

Zinaida Tscherdantzew disse...


Oi Souza!
Que linda manifestação para ti. Muito justo!!!!
Grande e carinhoso abraço

Anônimo disse...

Caro amigo José Alberto,
Que grande prazer ter notícias suas!
Um abraço sempre amigo,
Jacqueline