segunda-feira, 18 de julho de 2016

JUSTO NAQUELE DIA, TANTAS TRAPALHADAS!

Justo naquele dia, em que o amigo Milton e eu resolvemos dar um giro pelas casas noturnas de nossa preferência, tinha de acontecer aqueles fatos inusitados. Logradouros mal iluminados, de repente nos vimos no centro de uma confusão danada, cercados pelos brigadianos na quadra fechada. Milton, com os braços levantados, pedia para que eu parasse. Surdo, segui caminhando em direção àqueles dois vultos que gritavam alguns metros na minha frente, até sentir uma carabina encostada em meu peito e entender o que eles queriam: “Não se mexa, fique onde está!”
Justo naquele dia, o técnico alemão que trabalhava em sondagem de petróleo na localidade, depois de encher a cara de tanta cerveja com soda limonada – se queixava do amargor da nossa bebida –, inventou de apedrejar os vidros das casas com “luz vermelha” nas portas, provocando todo aquele aparato policial, além de algum casal clandestino se valer de saídas de emergência... E eu por pouco não fui acusado daquela “germânica” esculhambação para ser submetido a maiores interrogatórios, graças à interferência de Milton convencendo os guardas de minha deficiência auditiva.
Justo naquele dia, ainda tivemos coragem de chegar à casa de “Tia Margarita”, quando Marlene deu para se engraçar comigo na frente de Pedrão, estivador no caís do porto e “dono do pedaço”, de quem tinha se afastado por desentendimento amoroso. Mal enxergou seu brutamonte ali chegando, jogou toda sua robustez amassando meu colo franzino e tentando despeitá-lo: “Viu só? Já estou com homem novo...” Eu tentava me desvencilhar e aquela abundância me lambuzava com o batom exagerado de seus lábios: “Eu fora, não tenho nada que ver com isso” – enquanto Mister Músculo cerrava os punhos, dizendo para eu fazer bom proveito.
Justo naquele dia, entrei madrugada adentro, detido por Marlene em seu quarto, invejando Milton que tinha se retirado mais cedo. Porém, não me demorei muito e logo consegui escapar das garras daquela “matrona”, saindo para a rua apressado e temendo alguma represália por parte do rival descartado. Assim, colocava à prova minha regra de evitar qualquer confronto e manter distância de indivíduos mais avantajados fisicamente. Acredito que meu anjo da guarda fez um bom trabalho, conduzindo-me são e salvo, apesar dos sobressaltos da jornada.
Justo naquele dia, nem sei onde estava com a cabeça para enfrentar tantas adversidades. Bem que podia continuar enfiado no salão de sinuca, bebericando e enchendo os pulmões com a fumaça dos cigarros acesos. Afinal, estava me divertindo com as discussões acaloradas dos inconformados perdedores, eu mesmo arriscando algumas tacadas sem capricho em inocente passatempo. Depois era só pagar a conta dos minutos gastos e sair incólume por onde entrara. Mas tinha que falar mais alto o notívago inveterado, querendo esticar o tempo ocioso...
Justo naquele dia, tive oportunidade de consolidar uma forma de conduta que valoriza o respeito mútuo e as diferenças, evitando as reações intempestivas. E até agora, tenho me valido dessa mansidão para colher os efeitos desejados por minha vontade. Desde então, é que esse fato veio a ficar indelevelmente marcado e, sempre que posso, procuro compartilhar a lição aprendida com outros mais próximos e necessitados deste modesto modo de pensar, como veio a ocorrer anos mais tarde com um velho conhecido.
Justo naquele dia, surgiu a mensagem que se ajustaria futuramente para advertir certo cidadão idoso e metido a conquistador que estava a fim de assediar uma senhora presente no almoço em que estávamos juntos:
- “Olha só que linda aquela “coroa”, vou lá falar com ela...” – e eu lhe preveni:
- “Não vai não, "seu" Chico, que o marido dela é atleta de luta livre”. E mesmo assim, ele nem se convenceu, tinha outras convicções e me retrucou, batendo pé:
- “Pode ser lutador, mas não quer dizer que deva estar ‘descalcificado’!”

5 comentários:

Garoeiro disse...

Parabéns, amigo Souza!
Manso, é quem prefere semear a sua valentia na História, em vez de ficar gastando-a em cada esquina...
Ou, não?
Abraço,
Garoeiro

Cabeda disse...

Cumprimentos, Souza
Ainda bem que escapaste....

Anônimo disse...

É isso mesmo, bom José Alberto.
Há que registrar certas passagens simples, porém extraordinárias.
Baitabracito / Aguinaldo

Anônimo disse...

Muito bom, José Alberto, as tantas trapalhadas.
Mas seguistes em frente e não te intimidastes e ainda sobrou para aconselhar o amigo.
Um abraço. Está muito boa esta. Hunder

Anônimo disse...

Quanta trapalhada.... Souza.
Muito boa.
Um abraço.
Diná