quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Reconhecimento mundial para Ivo Ladislau e nacional para Cléa Gomes

Desde o último dia 5/12/2007, encontra-se em nosso Estado, o Sr. Carlos Manoel Martins do Vale César, presidente do Governo Regional dos Açores, que aqui veio para inaugurar a Casa dos Açores do RS, bem como para abertura do Congresso Mundial das Casas dos Açores.
Neste sábado, dia 08/12/2007, está sendo programada a entrega da Medalha de Mérito do Conselho Mundial das Casas dos Açores ao pesquisador e compositor litorâneo Ivo Ladislau Janicsek.
Assim, pela primeira vez, será homenageada uma personalidade do Rio Grande do Sul com essa láurea cunhada pela Assembléia Legislativa dos Açores e destinada a premiar, a cada ano, todas aquelas pessoas que se destacam na preservação e resgate da cultura açoriana.
Há mais de vinte anos, esse consagrado letrista vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa e resgate na região litorânea do nosso Estado, de grande importância para o conhecimento da herança açoriana espalhada no mundo inteiro.
Como núcleo inicial, contou com a parceria do compositor Carlos Catuype e da cantora Cléa Gomes, aos quais vieram agrupar-se, entre outros, Rodrigo Munari, Renato Júnior, Mário Tressoldi, reforçado ainda pelos Cantadores do Litoral, vindo a tornar-se referência fundamental na captação da influência afro-açoriana no Litoral Norte Gaúcho.
Desse modo, nota-se na obra de Ivo Ladislau um esforço de integração no contexto universal da cultura luso-brasileira, como bem o demonstra a canção Galpão Açoriano, vencedora da Linha de Manifestação Riograndense da 33ª. Califórnia da Canção Nativa.
Essa canção encontra-se gravada no CD Comunidades II, que ainda tem a participação de cantores e músicos açorianos, entre eles Zeca Medeiros, Susana Coelho, Luís Bettencourt e Pedro Coelho, além de Tânia Silva, cantora canadense de origem açoriana.
De outra parte, ainda temos a registrar que a cantora Cléa Gomes vem de se classificar entre as cinco vencedoras do projeto Talentos da Maturidade, patrocinado pelo Banco Real, interpretando Anitas (Ivo Ladislau/Catuype), devendo estar presente em Brasília, no próximo dia 11/12/2007, para receber o prêmio a que fez jus.