sábado, 6 de outubro de 2012

Estreia do Cruzeiro do Sul no Gauchão !


Em 1934, disputaram a Zona Litoral do Campeonato Estadual de Futebol (7ª. Região) as equipes do Sport Club Rio Grande, Sport Club Rio Branco (Santa Vitória do Palmar), Grêmio Atlético 9º. Regimento de Infantaria (Pelotas) e Sport Club Cruzeiro do Sul (Jaguarão).
Do confronto entre Rio Grande e Rio Branco, em 04/11/34, saiu vencedor o primeiro pelo escore de dois tentos a zero.
No campo da Estação Central Dr. Augusto Simões Lopes, em 25/11/34 se enfrentaram 9º. R.I. versus Cruzeiro do Sul, sendo árbitro o Sr. Mário N. Reis desse prélio que foi vencido pela equipe de Pelotas por 4x0, com golos assinalados por Bichinho (2) e Coruja (2). Os quadros atuaram com as seguintes formações:
9º. Regimento de Infantaria – Brandão, Jorge e Chico Fuleiro; Folhinha, Itararé e Celistro; Chaves (Coruja), Cerrito, Ruy, Cardeal e Bichinho – Treinador: Sgtº. Corbiniano de Andrade.
Cruzeiro do Sul – Alcides Moraes, Deoclydes e Irany; Moreira, Pintado e Alberto; Aldírio, Antônio, Amador, Arloque e Oracy. Técnico: Júlio Proença.
Em jogo eliminatório a 02/12/34, enfrentaram-se Rio Grande e 9º. R.I., tendo empatado em 1x1 no tempo regulamentar, porém, saindo vitorioso na prorrogação por 2x0 o esquadrão de Pelotas.
Em 09/12/34, aconteceu o confronto do 9º R.I. com o Guarani Foot Ball Club, de Bagé (que já havia eliminado as equipes de Dom Pedrito e São Gabriel, integrantes da Zona Sul) e mais uma vez aquela equipe saiu-se vitoriosa por 2x1, habilitando-se assim como representante do Litoral/Sul à fase final desse certame que teve ainda a participação de S.C. Internacional, de Porto Alegre (Centro), S.C. Novo Hamburgo (Nordeste), Rio Grandense F.B.C., de Cruz Alta (Serra) e S.C. Uruguaiana (Fronteira).
Na fase preliminar, em 02/12/34, Novo Hamburgo foi derrotado pelo Rio Grandense, de Cruz Alta, acusando 1x3 no marcador.
Nas semifinais, ocorreram os seguintes resultados:
09/12/34 – Internacional 4 x Uruguaiana 2;
13/12/34 – 9º. Reg. Inf. 0 x Rio Grandense 0 (na prorrogação 1x0 para 9º. R.I.).
Internacional e 9º. Regimento de Infantaria passaram a final que foi realizada em 16/12/34, na Baixada (P. Alegre) e vencida pelo primeiro por 1x0, golo de Tupã, alinhando as equipes da seguinte forma:
Sport Club Internacional – Penha, Natal e Risada; Garnizé, Poroto e Levi; Chatinho, Tupã, Mancuso, Darci Encarnação e Cavaco. Treinador: Mário de Abreu.
9º. Regimento de Infantaria – Brandão, Jorge e Chico Fuleiro; Folhinha, Itararé e Celistro; Coruja, Ruy, Cardeal, Cerrito e Bichinho. Treinador: Sgtº. Corbiniano de Andrade.
Com o registro dessa estréia do Esporte Clube Cruzeiro do Sul, de Jaguarão, concretizo minha vontade de apresentar aquela resenha da partida com o 9º Regimento de Infantaria, onde despontava a estrela de Cardeal que brilhou nos campos do nosso país e do Uruguai, da qual me criei ouvindo falar apesar de não ser nascido então, rendendo assim meu sincero reconhecimento pela prestimosa colaboração à foto de Carlos Alberto Machado Neves (filho do saudoso Albertinho Neves), depoimento de Alcides Carlos de Moraes (remanescente daquela gloriosa época) e acervo  de Douglas Marcelo Rambor, este grande pesquisador do futebol gaúcho.

4 comentários:

Anônimo disse...

exatamente caro colega jose alberto nossos campeonatos gauchos dos tempos antigos eram muito complexos e dificieis de se entender mais esta correto foi realmente esse o historico sobre 1934.
att;douglas

Zilda Azevedo disse...

Atualmente, em Jaguarão. ainda tem algum time de futebol atuando nos campeonatos?

Anônimo disse...

Poeta, futebol também é poesia! Até a forma de tirar a foto era diferente, como se fosse um esquema tático 2-3-5, força total no ataque. Fiquei curioso com o Cardeal, ele não aparece na foto. Chaguei a assistir um belíssimo jogo do Internacional num campeonato brasileiro, tinha o goleirão manga, figueiroa, Falcão, Caçapava e Carpegiane um verdadeiro show, isso no final da década de 70. Parabéns pelo resgate histórico da estreia do Cruzeiro do Sul no Gauchão!
Raimundo Candido

Ana Maria Silva disse...

Belíssimo trabalho de pesquisa, parabéns. Que bom resgatar essa memória de tempos tão bons.