segunda-feira, 29 de outubro de 2012

* E continuamos atuando no Gauchão !

Equipe Campeã do Gauchão em 1937

O Campeonato Gaúcho de Futebol de 1937 se caracterizou pela cisão na Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Atléticos, em que Grêmio, Internacional, Cruzeiro, São José e Força e Luz decidiram criar a AMGEA Especializada que se filiaria a Federação Brasileira de Football, defensora do profissionalismo e rival da Confederação Brasileira de Desportos. A outra AMGEA Cedebense permaneceu ligada à Federação Rio Grandense de Desportos, inscrevendo Sport Club Americano, Sport Club Novo Hamburgo, Foot-Ball Club Porto Alegre, Grêmio Esportivo Renner e Sociedade União Villa Nova na disputa do certame citadino. 
Em sua 17ª. edição, esse campeonato passou a compreender as seguintes Zonas: Centro (1ª., 2ª., 3ª. e 4ª. regiões); Serra (5ª. e 6ª. regiões); Sul (7ª., 8ª. e 9ª. regiões); Litoral (10ª. e 11ª. regiões); Fronteira (12ª. região).
Sport Club Novo Hamburgo (P. Alegre) e Grêmio Atlético 8º. Batalhão de Caçadores (S. Leopoldo) se enfrentaram para se classificar na 1ª. região; Clube Esportivo Bento Gonçalves e Grêmio Sportivo Flamengo (Caxias do Sul), na 2ª. região; Rio Grandense Foot Ball Club (S. Maria) e Guarani Foot Ball Club (Cachoeira do Sul), na 5ª. região; Sport Club Cruzeiro (Passo Fundo) e Grêmio Riograndense Foot Ball Club (Cruz Alta), na 6ª. região; Botafogo Foot Ball Club (S. Gabriel), Humaitá Foot Ball Club (Cacequí) e Grêmio Sportivo Duque de Caxias (Dom Pedrito), na 7ª. região; Grêmio Sportivo Brasil (Pelotas) e Foot Ball Club Riograndense (Rio Grande), na 10ª. região; Grêmio Foot Ball Santanense (S. Livramento) e Sport Club Uruguaiana, na 12ª. região.
Desses confrontos, habilitaram-se as representações de Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, São Gabriel, Rio Grande e Santana do Livramento, aos quais se juntaram os campeões citadinos de Rio Pardo (Couto Foot Ball Club, 3ª. região), Minas de São Jerônimo (Sport Club Guarani, 4ª. região), Bagé (Club Sportivo Ferroviário, 8ª. região), Jaguarão (Sport Club Cruzeiro do Sul, 9ª. região) e Santa Vitória do Palmar (Sport Club Vitoriense).
O Club Sportivo Ferroviário derrotou o Sport Club Cruzeiro do Sul por 2x1, em jogo realizado no Estádio Estrela D’Alva/Bagé a 12/12/1937, formando: Diogo, Divo e Garcia – Alegrete, Lolo e Vaquinha – Figueiró I, Figueiró II, Ruy, Donazar e Barradas. O quadro de Jaguarão entrou em campo com Octacílio, Irany e Deoclydes – Heitor, Mestre e Ataliba – Lauro (autor do gol), Souza, Arismendi, Moreira e Álvaro.
Sagraram-se vencedores em suas respectivas zonas: Centro (Esporte Clube Novo Hamburgo); Serra (Riograndense Foot Ball Club, de Santa Maria); Sul (Grêmio Sportivo Ferroviário, de Bagé); Litoral (Foot Ball Club Riograndense, de Rio Grande) e Fronteira (Grêmio Foot Ball Santanense, de Santana do Livramento), que se enfrentaram nas seguintes datas e locais:
26/12/1937 (Estádio dos Eucaliptos/S. Maria)
 – Riograndense F.B.C. 1 x G.F.B. Santanense 4
26/12/1937 (Estádio das Oliveiras/R. Grande)
- F.B.C. Riograndense 3 x G.S. Ferroviário 0
Na semifinal, em 02/01/1938, G.F.B. Santanense e S.C. Novo Hamburgo empataram em 2x2 (na prorrogação 1x0 para o Santanense), em jogo realizado na Chácara das Camélias, sob arbitragem de Dante Maroni.
Na final, a primeira partida aconteceu no Estádio das Oliveiras/Rio Grande, em 09/01/1938, sendo árbitro Bernardino de Souza Neto, apontando a vitória do Riograndense pelo escore de 2 tentos (de Plá) a zero sobre o Santanense. Porém, este conseguiu vencer a segunda partida por 3 (Garcia, Hortêncio e Beca) x 2 (Cardeal e Carruíra), na Boca do Lobo/Pelotas, em 16/01/1938, sob arbitragem de Nestor Corbiniano de Andrade.
O desempate também ocorreu na Boca do Lobo, em 19/01/1938, sob arbitragem de Francisco Corrêa de Azevedo, terminando a partida em 3 (Garcia, Hortêncio e Beca) x 3 (Cardeal, Duarte e Mariano), com gol do Santanense aos 46 minutos, o que acarretou briga generalizada, forçando a Federação marcar um novo jogo. Este foi disputado no Estádio Estrela D’Alva/Bagé, em 02/02/1938, sendo árbitro Eloy de Menezes e saindo vitoriosa a equipe de Santana do Livramento por 4x0, com golos de Sorro (2) e Bido (2).
Receberam as faixas de campeão gaúcho de 1937 os atletas do Grêmio Foot Ball Santanense: Brandão, Alfeu e Seringa (Pedro) – Mulato (Garnizé), Mascarenhas e Goulart (Pepe Garcia) – Sorro, Magno (Pascoalito), Hortêncio (Bido), Beca e Tom Mix. Treinador: Ricardo Diaz.
Como vice-campeões, os integrantes do Foot Ball Club Riograndense: Portugal, Patrício e Cazuza - Hermes (Garcia), Alfinete e Mariano – Cleto, Carruíra (Duarte), Cardeal, Chinês e Plá. Treinador: Gentil Cardoso.

(Mais um "gancho" resultante de nossa parceria com o ilustre pesquisador Douglas Marcello Rambor).

3 comentários:

Anônimo disse...

mais uma vez venho parabenizar o amigo sr;jose alberto pela brilhante narraçao do que ocorreu no distante ano de 1937 alem do mais com acrescimos seus que mostram que ele pesquisou mais um pouco sobre o assunto,brilhante.
att;douglas

Marco Aurélio Vasconcellos disse...

Puxa! Não há como negar que tens informantes porretas em matéria de futebol nestes nossos pagos. Esses caras devem ter tudo documentado, pq não é possível se guardar tudo isso de cabeça. Hoje em dia, neste mundo globalizado e computadorizado, tudo isso fica fácil. Mas, naqueles tempos.......!

Anônimo disse...

Ótimo trabalho, amigão JAlberto ! Parabéns !!! Fiquei até emocionado com o que ví, considerando que também é o mesmo ano em que nasci aí em nossa querida Jaguarão.
Um grande abraço. Paulo