domingo, 6 de novembro de 2011

UM SAUDOSO ALCIDES GONÇALVES

57ª Feira do Livro
Editora da Cidade / Secretaria Municipal da Cultura
Sessão de Autógrafos
10 de novembro de 2011 (quinta-feira) • 18h30min
Praça Central de Autógrafos da Feira do Livro
Em 2007, o jornalista Marcello Campos, da Rádio Guaíba, lançou obra Intitulada “Week-End no Rio” que abordava os cinqüenta anos de atuação do Conjunto Melódico Norberto Baldauf. Na ocasião, passei-lhe informação de que no ano seguinte deveria se comemorar o centenário de nascimento de Alcides Gonçalves, um dos maiores ícones da nossa música popular.
Cantor, pianista e compositor, projetou-se como parceiro do notável Lupicínio Rodrigues. A bem dizer, o grande responsável pelo surgimento desse último no meio musical, ao registrar sua estréia na produção fonográfica – “Triste História” e “Pergunta A Meus Tamancos” em 78 rotações, datada de 3 de agosto de 1936, as quais se sucederiam clássicos do nosso cancioneiro como “Cadeira Vazia”, “Castigo”, “Maria Rosa”, “Quem Há de Dizer” com inúmeras gravações nas vozes mais consagradas da MPB. Suas principais criações estão registradas nos LP's “Cadeira Vazia” (1977) e “Pra Ela” (1981).
Pois agora, Campos anuncia mais um título de sua autoria – “Minha Seresta – Vida e Obra de Alcides Gonçalves” – lançamento da Editora da Cidade / Secretaria Municipal de Cultura, coroando um árduo trabalho de pesquisa em jornais da época, além de coletar fotografias antigas em valiosos acervos, afora entrevistas de contemporâneos, as quais lhe permitiram reconstituir pacienciosamente a rica passagem dessa personalidade que se confunde com a própria história do rádio gaúcho.

2 comentários:

Helena Ortiz disse...

É isso, Souza. O que se diz é que os poetas que se foram só continuam vivendo entre nós graças ao trabalho dos poetas vivos. E tu sabes bem disso.
Parabéns.
um abraço
Helena

Anônimo disse...

Poeta aquosamente eclético, sua abrangência é bem ampla, verso, prosa e musica! Fiquei curioso sobre Alcides Gonçalves deve ter sido um gênio, só por ter sido parceiro do notável Lupicínio Rodrigues. Ainda estou com saudades da bela visão do Guaíba!
Raimundo Candido(O Bodegeiro)