segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Seguindo no Túnel do Tempo > 50 anos



CRUZEIRO CAMPEÃO ESTADUAL – Segundo de uma série

Retornando ao que se disse no artigo anterior – apenas se fez justiça com a conquista do título de Campeão Estadual de Amadores da Série Verde pelo Esporte Clube Cruzeiro do Sul, de Jaguarão. Isto porque o trabalho no alto comando da entidade estrelada foi um trabalho de base, de coordenação e de planejamento. Assim é que, embora funcionassem independentemente para facilitar a administração, nenhum dos setores da Diretoria chegou a ser individualizado, em proveito do serviço realizado em conjunto.
Também merece uma citação especial a assistência médica proporcionada aos atletas através da eficiente colaboração dos Drs. Rudy Walter Kussler e Carlos José Gonçalves, os quais não mediram esforços no cuidado e recuperação da saúde daqueles. No sentido de complementar a alimentação, sob determinação médica, foram feitas aplicações de glicose e vitamina, por via muscular, nos jogadores às vésperas de partidas, de quinta a domingo; fato esse habitual em qualquer organização esportiva.
Ainda se pode mencionar certa preparação psicológica que se faz sentir entre os atletas. Todos pisam o gramado com a maior naturalidade e com um único fim – o de jogar football – nunca buscando vencer de qualquer maneira. Desta forma, apesar da invencibilidade mantida até agora, os cruzeiristas vêm sendo prevenidos a encarar a derrota como uma contingência do esporte para que possam, amanhã ou depois, sair-se de cabeça erguida e convencidos de que perderam para uma equipe melhor.
Outro fator que se deve abordar é a evolução tática que vem dando ao quadro tricolor um padrão de jogo definido. Nada menos de três sistemas já foram adotados em sua equipe – WM nas primeiras partidas, um 4-2-4 no Campeonato Municipal e 4-3-3 no Estadual. Após a decisão de sua chave no certame de amadores é que se deu o entrosamento no último dos sistemas citados com marcação por zona. Até o derradeiro jogo, muito discutido e criticado, porém, foi o que produziu melhor rendimento. Além disso, a sorte também ajudou, pois o ataque não deixou de anotar tentos nos momentos mais difíceis.
Em realidade, o Esporte Clube Cruzeiro do Sul é uma equipe amadora muito bem preparada com um rendimento satisfatório, capaz mesmo de surpreender alguns quadros profissionais, como o fez no ano passado ante os titulares do Farroupilha e do Pelotas, aos quais venceu respectivamente pelos escores de 3x2 e 2x1. E nesses jogos vem sendo reputada como uma equipe leve, que atua sempre leal e corretamente, quaisquer que sejam os resultados parciais obtidos, de maneira que os adversários saiam intactos ao findar a contenda.
E os louros conquistados não subiram à cabeça dos jogadores, dos dirigentes, dos associados e dos simpatizantes do clube das cores farroupilhas. Após a última contenda do Estadual, foram paralisadas por um período de 30 dias as atividades do Departamento de Football. Mas, já a 17 do corrente, deve ter sido iniciada a presente temporada, na qual serão conjugados todos os esforços no sentido de manter esta sequência de sucessos até agora apresentados pelo Esporte Clube Cruzeiro do Sul. “Que criou fama, mas não deitou na cama”...

(Publicado em 29.03.1962 na Folha da Tarde Esportiva, de Porto Alegre)

Nenhum comentário: