segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Saindo do Túnel do Tempo >> 50 anos


CRUZEIRO CAMPEÃO ESTADUAL – 3º. e último de uma série

Em 1954, exercia a correspondência da Folha da Tarde Esportiva na “Cidade Heróica” o cronista que assina estas notas. E através desse periódico, em 1955, teve oportunidade de escrever uma série de artigos sob o título “Jaguarão nos Esportes”, no qual tecia algumas considerações sobre aquilo que foi observado no ano anterior. Então se clamava, entre outros fatores, pela intensificação do intercâmbio esportivo com outros centros mais adiantados e pela renovação de elementos como causas básicas e necessárias ao desenvolvimento do esporte naquela cidade.
E, na temporada passada, a ação desenvolvida pelo Esporte Clube Cruzeiro do Sul foi como se fosse uma “varinha de condão” a atender espontaneamente aquelas aspirações. De vez que, nesta ocasião, a jornada empreendida foi plena de confrontos com equipes diversas – de Mello, Treinta y Tres, no Uruguai, Pelotas, Rio Grande e outras tantas. E mais ainda os convites que vem recebendo a agremiação para se exibir em outras localidades, como Bagé, ante o Grêmio local, e Mello, ante o Selecionado do Departamento de Cerro Largo, atualmente disputando o Campeonato Nacional do Uruguai – amistosos esses já acertados. Além disso, os dirigentes cruzeiristas estão empenhados em apresentar em Jaguarão as equipes profissionais do Cruzeiro e do Internacional, de Porto Alegre, e Bangu, do Rio de Janeiro. Para esse fim, estão plenamente confiantes no sucesso do empreendimento, tendo em vista as ótimas arrecadações obtidas nos últimos cotejos do Estadual.
Mas também se salientou a importância da renovação de valores que se fez sentir justamente neste instante quando vários elementos estrelados vêm sendo sondados a se transferir para outros centros, apesar de ser bastante provável a conservação do mesmo plantel para o ano em curso. Assim vem acontecendo com Adãozinho, o astro principal do elenco tricolor que tem interessados no seu concurso todos os clubes de Pelotas e mais a dupla Gre-Nal; com Afonso e Fontoura, que receberam convite para treinar no Brasil, de Pelotas, após o “Torneio da Morte”, e Aramis no Esporte Clube Pelotas. Fora os atletas Ludwig e Cacaio que, apesar de não terem propostas concretas, devem se transferir para a “Princesa do Sul”, em virtude de saírem aprovados no vestibular de Economia. Contudo o Esporte Clube Cruzeiro do Sul encontra-se preparado para receber tais desfalques, tendo em conta as revelações que vem surgindo nos juvenis, tais como o arqueiro Luiz Carlos, o zagueiro Pedrinho, o médio Bayard, o atacante Pitella e outros.
Como conseqüência dessa fase áurea que vem passando o tricolor da fronteira, menciona-se os melhoramentos que são introduzidos em sua praça de esportes – o Estádio “Mackinley Rosa”. Acha-se em conclusão o Pavilhão Social, construído pelos torcedores, com fundos provenientes da venda de cadeiras cativas. Neste deverá ser instalado um Ambulatório Médico, a fim de serem realizados exames periódicos nos atletas, em caráter preventivo. Em etapas seguintes, a instalação de tela olímpica no gramado, com túnel de acesso para o árbitro e os jogadores, e a edificação, em futuro bem próximo, do ginásio coberto para a prática de football de salão, de volley e basket.
Falar mais ainda da conquista estrelada, no certame estadual de amadores, pode já se tornar monótono. Não obstante o muito que se disse até agora acerca do tricolor de Jaguarão é pouco, tendo em vista os detalhes desconhecidos que se vão procurando revelar. São fatos incontestáveis que entusiasmam a todos aqueles que sentiram de perto as emoções do Campeonato de 1961, da Série Verde. Que fazem este despretensioso articulista tornar à sua pena para transmitir aos leitores as impressões colhidas no decorrer dessa sensacional campanha esportiva.

(Publicado em 10.04.1962 na Folha da Tarde Esportiva, de Porto Alegre).

Um comentário:

EDEMAR ANNUSECK disse...

Grande Mestre José Alberto de Souza,
Lí as preciosidades escritas em 1962. Que maravilha. Trabalho de um repórter-jornalista-esportivo com amplo conhecimento do metier e com um texto de faz inveja. Que coisa linda. E Cruzeiro fez um trabalho brilhante dentro de campo e o engenheiro e escritor José Alberto de Souza fora das quatro linhas com uma categoria fora de série.
Problemas outros me impediram de ver antes essas maravilhosas publicações.
Parabéns, é o que eu sempre falo e escrevo... quem sabe sabe, quem não sabe bate palmas.

Edemar Annuseck
São Paulo - SP